PROGRAMAS SOCIAIS

Após semanas de lotação e protestos, central do CadÚnico no Recife dobra capacidade de atendimentos

Desde a instituição do auxílio para os atingidos pelas chuvas em Pernambuco, o serviço apresentava longas filas de pessoas que precisavam atualizar o cadastro para ter acesso ao benefício

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Katarina Moraes

Publicado em 25/07/2022 às 9:55 | Atualizado em 25/07/2022 às 10:24
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Com informações da repórter Dyandhra Monteiro, da TV Jornal

A central do Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico) no Recife teve, pela primeira vez em semanas, um funcionamento tranquilo na manhã desta segunda-feira (25). É o primeiro dia que o atendimento acontece em novo local e com a capacidade dobrada.

Desde a instituição do auxílio para os atingidos pelas chuvas em Pernambuco, o serviço apresentava longas filas de pessoas que precisavam atualizar o cadastro para ter acesso ao benefício. O JC trouxe diversos relatos de quem passou mais de 12h esperando e dormindo no local após ter perdido tudo para a água.

Então, nesse domingo (24), quase dois meses após o início dos alagamentos mais severos na capital pernambucana, a Prefeitura anunciou que o equipamento, antes situado na Rua do Imperador, em Santo Antônio, passaria a funcionar na Avenida Cruz Cabugá, nas antigas instalações da Faculdade FAMA.

Antes, tinha capacidade para atender até 300 pessoas por dia por demanda espontânea. Agora, serão distribuídas 600 fichas diariamente para os atendimentos, que vão das 7h às 15h.

"Viemos para essa nova sede com o objetivo de dar uma qualidade maior a esse atendimento, para proteger as pessoas do sol e da chuva", disse Geruza Felizardo, secretária executiva de Assistência Social.

A reportagem da TV Jornal esteve no local nesta segunda e encontrou gente que soube da novidade somente ao procurar o antigo posto de cadastro, como a dona de casa Teônia Muniz. “Eu estava com medo de não conseguir ser atendida e cheguei às 20h de ontem”, contou.

A inscrição no CadÚnico permite o acesso dos cidadãos a diversos benefícios sociais, como o Auxílio Brasil, a Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Auxílio Municipal e Estadual (AME); este último destinado às vítimas das chuvas no Recife.

De acordo com a gestão municipal, a capital pernambucana conta com 247.359 pessoas registradas no CadÚnico, sendo 125.575 delas beneficiárias do Auxílio Brasil.

A estimativa da prefeitura é de que ao menos 60 mil delas precisam, até o fim do ano, revisar os dados cadastrais para continuar a acessar os benefícios sociais.

A Prefeitura do Recife informou ainda que o atendimento total passará a contar com 40 profissionais - entre recepcionistas, tira-dúvidas, triagem e cadastradores. O número de guichês irá passar de 13 para 28.

"A ampliação da equipe visa otimizar os atendimentos e fornecer mais conforto à população mais vulnerável da cidade", diz nota encaminhada pela prefeitura à imprensa.

Como funcionará o atendimento na nova sede do CadÚnico?

Na nova central de atendimento do CadÚnico, serão instalados toldos e cadeiras na área de espera. A população poderá contar ainda com profissionais do "Posso Ajudar", com foco nos beneficiários do AME que estão com dificuldade a ter acesso aos R$ 2,5 mil da Prefeitura do Recife, Câmara Municipal e Governo do Estado.

A Prefeitura do Recife lembra ainda que a população pode esclarecer dúvidas referentes ao AME através do fone 0800-281-0313, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou através do WhatsApp oficial da Prefeitura, pelo (81) 9.9117-1407.

Na segunda etapa do atendimento, a triagem, quatro profissionais da Assistência Social irão atender os usuários e direcionar ao atendimento ou solucionar dúvidas, já que muitas vezes os munícipes se deslocam apenas para buscar informações.

O atendimento principal ocorre na terceira etapa, onde os usuários que realmente atendam aos critérios para integrar o CadÚnico poderão se inscrever ou fazer a atualização de seus dados cadastrais.

De acordo com o governo federal, têm perfil para se inscrever no CadÚnico as famílias cuja renda mensal por pessoa seja igual ou menor que meio salário mínimo (R$ 606,00).

Atendimento com agendamento

Para receber atendimento nos 14 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), é preciso fazer o agendamento no Conecta Recife, através do site conectarecife.recife.pe.gov.br/cadunico ou aplicativo, disponível de forma gratuita para aparelhos Android ou iOS.

A média de atendimentos no CRAS varia de acordo com a capacidade do espaço de cada unidade, podendo chegar até 60 atendimentos diários. O serviço do CadÚnico nos CRAS é oferecido à população das 8h às 16h de segunda a sexta-feira.

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