Páscoa: confira programação da Arquidiocese de Olinda e Recife para o Sábado de Aleluia
Neste sábado, igrejas celebram missas para aguardar a ressureição de Cristo

Chegou o Sábado de Aleluia, o dia da vigília pascal em que os fiéis, em oração, aguardam a ressurreição de Jesus. Para celebrar esse momento, igrejas vinculadas à Arquidiocese de Olinda e Recife vão acender uma fogueiras para que o bispo ou padre abençoe o fogo que acenderá o Círio Pascal.
Segundo a organização religiosa, o Círio é uma grande vela que simboliza a Luz de Cristo, que ilumina o mundo. Nele são colocados cravos, que lembram os pregos que fixaram Jesus na cruz. No Círio estão as letras gregas Alfa e Ômega, significando que Deus é princípio e fim de tudo. A grande vela, já acesa, entra na igreja escura e os fiéis acendem suas pequenas velas no fogo santo.
Isso representa Jesus dando sua luz ao mundo. Após algumas leituras, a ressurreição de Jesus é anunciada, as luzes da igreja são, finalmente, acesas, e o presidente da celebração canta o Aleluia (que foi excluído da liturgia das missas durante a Quaresma).
Cada paróquia que integra a Arquidiocese tem uma programação própria para o momento, que está sendo divulgada nas respectivas redes sociais. Os protocolos de segurança contra o vírus respeitarão os decretos governamentais vigentes, segundo a assessoria de comunicação. Um exemplo é a exigência do uso de máscara, que continua a ser exigido em locais fechados em todo o Estado.
A igreja catedral, localizada no Alto da Sé, em Olinda, terá celebração presidida pelo arcebispo dom Fernando Saburido, às 19h.
- Semana Santa: veja como será o funcionamento das escolas públicas e privadas de Pernambuco no feriadão da Páscoa
- Semana Santa: ida ao interior pela BR-232 vai testar paciência do motorista. Veja rotas para não ficar preso no engarrafamento
- Páscoa: confira programação das igrejas evangélicas do Recife para a Semana Santa 2022
Nela, os assentos serão demarcados para assegurar distanciamento social e serão disponibilizados totens com álcool 70 na entrada. Segundo o Padre João Bosco Lima, será permitida a entrada de pessoas para ficarem em pé, caso necessário.
Ao JC, o padre relatou a "alegria" que está sentindo com a reabertura total da igreja para a Páscoa. "As pessoas estão com boa expectativa e dispostas. É um renascer de esperança, um desejo de continuar celebrando a vida e fortalecer a espiritualidade. Tenho ouvido das pessoas que passam por aqui palavras positivas e um sentimento de muita alegria. As pessoas acreditam no amanhã. Deus seja louvado por tudo isso!"
Saburido também comandará no Domingo de Páscoa às 9h na Catedral da Sé.
Confira a programação completa
Quinta-Feira Santa (14/04):
- Missa do Crisma às 9 horas com Dom Fernando Saburido na Catedral da Sé de Olinda
- Rito do Lava-Pés às 16h com Dom Fernando Saburido na capela do Colégio Damas, na Avenida Rui Barbosa, bairro das Graças
Sexta-Feira da Paixão (15/04)
- Missa às 15h com Dom Fernando Saburido na Catedral da Sé de Olinda
Sábado de Aleluia (16/04):
- Missa às 19h com dom Fernando Saburido na Catedral da Sé de Olinda
Domingo (17/04):
- Missa às 9h com dom Fernando Saburido na Catedral da Sé de Olinda
- Após isso, arcebispo participa de um café partilhado no terraço da Catedral