Furtos de cabos de energia comprometem a segurança da Ponte do Pina, no Recife
Ladrões estão quebrando as placas de concreto que compõem as calçadas da passagem para roubar a fiação de quase 14 mil volts

Placas de concreto que compõem a calçada da Ponte Governador Agamenon Magalhães, mais conhecida como Ponte do Pina, principal saída da Zona Sul do Recife, seguem sendo quebradas por ladrões em busca de cabos de energia elétrica, comprometendo a segurança de pedestres e até de alguns ciclistas que costumam utilizar o passeio para evitar disputar espaço com os veículos. O alerta voltou a ser feito pela Neoenergia Pernambuco, responsável pela rede elétrica que passa sob a ponte e que é o alvo dos ladrões - por isso a destruição das placas.
- Criminosos foragidos por furtos em imóveis de alto padrão no CE são presos no litoral de SP
- Vídeo: Onda de furtos de portões de imóveis invade Setúbal, na Zona Sul do Recife
- STF manda soltar mulher presa há mais de 100 dias por furto de água tratada em Minas
- Roubos e furtos crescem pelo terceiro mês consecutivo em Pernambuco
- Neoenergia flagra furto de energia em cafeteria no bairro de Boa Viagem, no Recife
- Bizarro: moradores deixam veículos abertos para facilitar furto de ladrões e evitar prejuízos
Esta semana, na quarta-feira (22/12), foi registrada uma nova tentativa de acesso irregular à rede, quando placas e fiações foram novamente danificadas. Por isso, quem passa pela Ponte do Pina percebe a ausência de algumas placas, recentemente substituídas. Para quem não sabe, a Ponte do Pina é a principal ligação de Boa Viagem e do Pina com a área central da cidade. Conecta a Avenida Antônio de Góes ao Viaduto Capitão Temudo e, posteriormente, à Avenida Agamenon (Centro Expandido), e também dá acesso ao Cais José Estelita, no Centro.


Os furtos da fiação que passa sob a ponte - um perigo iminente para qualquer pessoa, vale ressaltar, já que estamos falando de quase 14 mil volts - aconteciam com mais frequência sob o equipamento, pela bacia do Rio Pina. Os ladrões costumam usar barcos para roubar. Mas agora também estão quebrando as placas de concreto para praticar os furtos.
A Neoenergia voltou a fazer um apelo à segurança pública do Estado para que a área seja mais vigiada, sob risco de algum “acidente grave” acontecer devido à ausência de placas em alguns trechos. A empresa alega estar “enxugando gelo” com as frequentes substituições das placas furtadas e alerta: “Tentativa de furto é crime previsto no Código Penal Brasileiro e coloca em risco a vida de quem pratica ou transita pelo local. Apenas profissionais capacitados e autorizados podem intervir na rede de distribuição de energia elétrica”.