NOTÍCIAS DA MANHÃ

Morte por dengue; auxílio a órfãos da pandemia; testagem contra covid-19. Comece o dia bem informado

Veja as principais notícias do Jornal do Commercio na manhã desta quarta-feira (18)

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 18/08/2021 às 8:00 | Atualizado em 18/08/2021 às 8:02
Notícia
X

Confira tudo o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Recife confirma a primeira morte por dengue do ano num momento de alta de casos de arboviroses na capital

Num momento de alta de casos de arboviroses (doenças transmitidas pelo Aedes aegypti), com incidência acima do limite máximo esperado, o Recife confirma o primeiro caso de morte deste ano por complicações da dengue. O óbito foi de um homem de 76 anos, que morava no bairro de San Martin, Zona Oeste da cidade. A confirmação é da Secretaria de Saúde do Recife. A morte também é a primeira confirmada por arbovirose em Pernambuco e foi divulgada no 30º boletim epidemiológico de arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

LEIA MAIS

Recife confirma a primeira morte por dengue do ano num momento de alta de casos de arboviroses na capital

Com 5 mil casos confirmados de chicungunha e oito bairros com risco alto de surto, Recife faz mutirão contra arboviroses

Pernambuco registra aumento de 469% nos casos de chicungunha

Dores pós-chicungunha? Saiba quando e como voltar a praticar exercícios

O idoso apresentou sintomas como febre, dor no corpo, manchas na pele e inchaço. No dia 21 de maio, ele deu entrada em um hospital da rede pública estadual. A morte do paciente aconteceu no dia 27 de maio, mas só foi confirmada no boletim da semana epidemiológica de número 30 (de 25 de julho a 31 de julho deste ano), por meio de critério clínico-epidemiológico (parâmetro em que se analisa histórico de contato próximo ou domiciliar com caso confirmado), após discussão entre integrantes do Comitê Municipal de Investigação dos Óbitos por Arboviroses.

Projeto prevê pagamento de auxílio a crianças e adolescentes que ficaram órfãos em Pernambuco na pandemia

Pernambuco articula a concessão de um auxílio a crianças e adolescentes que ficaram órfãos durante a pandemia de covid-19. O governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), discutiu a proposta em uma reunião realizada, ontem, no Palácio do Campo das Princesas. O projeto denominado "Pernambuco Protege" faz parte do Programa Nordeste Acolhe, instituído pelo Consórcio Nordeste, e prevê a concessão de um benefício mensal, no valor de meio salário mínimo vigente, às crianças e adolescentes em situação de orfandade total. A quantia seria paga até que os jovens completassem a maioridade civil.

Segundo o governo estadual, o projeto de lei será enviado à Assembleia Legislativa ainda neste mês de agosto. "Tivemos uma importante reunião com representantes do Poder Judiciário, que compõem o Sistema de Garantias de Direitos da Infância, sobre a assistência às crianças e adolescentes que perderam os pais ou responsáveis vítimas da Covid-19 em Pernambuco. Essa é mais uma ação de assistência para quem mais precisa", afirmou Paulo Câmara.

HEUDES REGIS/SEI
BENEFÍCIO Governador debateu o projeto em reunião ontem - HEUDES REGIS/SEI

Pernambuco lança programa de testagem para covid-19

Com investimento de R$ 10 milhões para a compra de 1,4 milhão de testes de antígeno para a covid-19, o Governo de Pernambuco lança, nesta quarta-feira (18), o TestaPE. O programa de testagem para detecção do coronavírus, tem como objetivo garantir que dentro de seis meses, 10% dos moradores de todo o Estado sejam testados. 

LEIA MAIS

Pernambuco lança programa de testagem para covid-19

Olinda abre agendamento de vacina contra covid-19 para adolescentes com comorbidades. Veja detalhes

Pernambuco registra a menor média móvel de mortes pela covid-19 desde janeiro de 2021

Quando vou poder tomar minha segunda dose da vacina contra covid-19?

O lançamento do programa ocorre quase uma semana após a Secretaria de Saúde do Estado (SES) confirmar os dois primeiros casos da variante Delta - nos municípios de Abreu e Lima e Olinda. O resultado veio de mais uma rodada de sequenciamento genético de amostras de pacientes positivos para a covid-19, e foi feita pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM), unidade da Fiocruz em Pernambuco. Das 52 amostras, duas apresentaram a variante delta, detectada inicialmente na Índia, e o Estado não descarta a transmissão comunitária. 


Tags

Autor