É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Ferrovia Transnordestina - Foto: Diego Nigro/ Acervo JC Imagem
Confira tudo o que você precisa saber para começar o dia bem informado
Governo Bolsonaro confirma desmembramento da Transnordestina, e Pernambuco terá que buscar novo parceiro para ramal em Suape
Em reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em Brasília, nessa segunda-feira (16), o governador Paulo Câmara obteve a confirmação de que o trecho da Transnordestina entre Custódia e o complexo portuário sairá do papel. O ministro disse ao governador que o trecho da linha que vai da cidade de Custódia, no Sertão, até Suape será desmembrado da atual concessão, e o Estado poderá finalizar a obra por meio de uma nova concessão. Ou seja, o trecho deixará de fazer parte da concessão à TLSA.
O ministro também garantiu que a Ilha de Cocaia será retirada da poligonal do Porto Organizado de Suape, o que facilitará sua utilização como terminal de uso privativo para exportação de minérios.
“O ministro deixou claro que sua declaração anterior, de que apenas o Ramal de Pecém da Transnordestina seria concluído, se referia ao que vai permanecer dentro do contrato de concessão com a TLSA. A intenção do Governo Federal é retirar o Ramal de Suape do contrato existente e liberar o trecho para que possamos fechar uma nova concessão”, afirmou Paulo Câmara.
Ferrovia Transnordestina - ARTES JC
As últimas notícias sobre o Afeganistão
Os talibãs anunciaram nesta terça-feira (17) uma anistia geral para todos os funcionários do Estado, aos quais pediram que voltem a trabalhar normalmente, dois dias após a tomada poder no Afeganistão. "Uma anistia geral foi decretada para todos (...) portanto devem retomar sua vida cotidiana com total confiança", anunciaram os talibãs em um comunicado.
Desde que entraram em Cabul no domingo, após uma ofensiva relâmpago que permitiu o controle de quase todo o país em apenas 10 dias e provocou a fuga do presidente Ashraf Ghani, os talibãs multiplicam gestos que pretendem ser tranquilizadores. Nesta terça-feira, a vida era retornada ao normal em Cabul. Muitas lojas reabriram as portas, o tráfego era intenso e as pessoas voltaram às ruas.
Os talibãs organizam o fluxo nas ruas e instauraram postos de controle. Mas os habitantes da capital têm medo, sobretudo as mulheres, que em sua maioria não se arriscam a sair às ruas. Entre 1996 e 2001, quando governaram o país, os talibãs adotaram uma visão extremamente rigorosa da lei islâmica. As mulheres eram impedidas de trabalhar e estudar.
RISCO Cofundador dos talibãs, Abdul Ghani Baradar, disse mostrar a garantia da segurança e bem-estar - WAKIL KOHSAR / AFP
Membros do Talebã assumindo o controle do palácio presidencial em Cabul depois que o presidente do Afeganistão fugiu do país - AL JAZEERA / AFP
Olinda abre inscrições para seleção com mais de 20 vagas
Estão abertas, a partir desta terça-feira (17), as inscrições para uma seleção simplificada da Prefeitura de Olinda. O objetivo do certame é a contratação temporária e a formação de cadastro reserva de profissionais para atuarem na rede municipal de saúde. Ao todo, são oferecidas 28 vagas, com salários de até R$ 7 mil, além de gratificações que podem chegar a R$ 3 mil.
Para se inscrever, os interessados devem acessar o edital, disponível no site da prefeitura, preencher o formulário de inscrição e enviá-lo, juntamente com cópia de documentos como currículo, RG e CPF para o e-mail: secretariasaudeolindarh@yahoo.com, com o título da vaga a que concorre. Somente serão aceitos documentos em formato PDF enviados entre 8h e 17h. Além disso, é preciso estar atento na hora de inscrever, pois apenas a primeira inscrição valerá. As inscrições seguem até o dia 23 de agosto de 2021.
As pessoas com deficiência deverão ainda entregar um laudo médico, original e expedido no prazo máximo de um ano antes do término das inscrições, atestando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como a provável causa da deficiência.
OLINDA Aval para novo concurso foi assinado pelo prefeito Professor Lupércio - ARQUIMEDES SANTOS/SECOM OLINDA
Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com passagem na Rádio Universitária 99.9 FM, na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e no Centro de Informática (CIn) da UFPE.
Localidade:RecifeCargo:Repórter estagiáriaCursoTreinamento do Facebook sobre mídias digitais, Recife, 2019