TRANSTORNOS

Confira onde há pontos de alagamento no Grande Recife nesta quarta-feira (11)

Após mais uma madrugada de chuvas, os transtornos já são visíveis em alguns pontos da cidade

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 11/08/2021 às 8:07 | Atualizado em 11/08/2021 às 10:19
Notícia
X

Atualizada às 11h15.

Assim como a chuva não dá trégua na Região Metropolitana do Recife (RMR), os transtornos permanecem os mesmos. Na manhã desta quarta-feira (11), após mais uma madrugada de muita água, diversos pontos de alagamento já estão sendo percebidos na capital pernambucana.

De acordo com a Central de Operações de Trânsito da CTTU, a Estrada dos Remédios e a Rua Acre, em Afogados, na Zona Oeste, registram alagamentos. Assim como o Largo do Cabanga, no Pina, na Zona Sul, que também tem grande acúmulo de água nesta quarta. A Avenida Recife também tem pontos de alagamento. 

Já na área central da cidade, o registro é de alagamentos na Praça Antônio Pinto, no bairro do Derby, e na Rua Imperial, em São José. Enquanto na Zona Norte, imagens do cruzamento entre a rua Esmeraldino Bandeira com rua Amélia, nas Graças, mostram via alagada.

 

Cortesia
Cruzamento da Esmeraldino Bandeira com Rua Amélia, nas Graças, Zona Norte do Recife - Cortesia
Cortesia
Cruzamento da Esmeraldino Bandeira com Rua Amélia, nas Graças, Zona Norte do Recife - Cortesia

No bairro Alto do Pascoal, na Zona Norte do Recife, a chuva trouxe medo. Parte da barreira que fica na rua Aline desabou durante a madrugada e deixou os moradores apreensivos. De acordo com moradores, a Defesa Civil da cidade já foi acionada, mas até o momento não apareceu.

Motoristas que trafegam pelas estradas do Grande Recife também precisam tomar bastante cuidado e redobrar a atenção. Em Jaboatão dos Guararapes, o km 85,8 da BR-101 está alagado nos dois sentidos. E no Cabo de Santo Agostinho há congestionamento de veículos a partir do km 84 da BR-101. 

Índice pluviométrico 

Nesta quarta-feira (11), o maior índice pluviométrico do Estado, nas últimas 24 horas, é do bairro do Janga, em Paulista, com 50,01 mm. Bonsucesso, em Olinda, chega aos 48,16 mm, enquanto o Distrito Industrial de Abreu e Lima acumula 46,59 mm. Na terça, os números passavam dos 130 milímetros em várias cidades.

LEIA MAIS

Apac renova alerta de chuva moderada no Grande Recife e Zona da Mata pernambucana

Chuvas deixam 46 pessoas desalojadas no Grande Recife

Deslizamento de barreiras, cratera em estrada, alagamentos. Veja balanço das chuvas no Grande Recife

No Recife, o maior acumulado desta manhã é no bairro do Ibura, na Zona Sul, com 40,69 mm. Os números são do monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e foram atualizados às 6h40. 

Veja ranking de onde mais choveu nas últimas 24 horas:

  • Janga, em Paulista - 50,01 mm
  • Bonsucesso, em Olinda - 48,16 mm
  • Distrito Industrial, Abreu e Lima - 46,59 mm
  • Aguazinha, em Olinda - 40,74 mm
  • Ibura, Recife - 40,69 mm
  • Jardim Fragoso, Olinda - 38,75 mm
  • Imbiribeira, Recife - 37,94 mm

A chuva deve persistir na Região Metropolitana do Recife (RMR) e nas Zonas da Mata Norte e Sul de Pernambuco, segundo a Apac, mas de forma moderada. Em novo alerta, divulgado no final da tarde dessa terça, o órgão declarou "estado de observação" nessas áreas. O aviso meteorológico é válido até as 17h desta quarta-feira (11).

"A tendência é que as chuvas diminuam a intensidade durante o dia na RMR e Zona da Mata, porém, devido aos volumes já acumulados nas últimas 48 horas, o aviso meteorológico foi renovado com 'Estado de Observação' devido às condições do solo e à possibilidade ainda de deslizamentos", alertou a agência.

A precipitação está sendo ocasionada por um canal de umidade que está favorecendo a ocorrência de chuvas no setor leste de Pernambuco. A Apac indicou que os moradores das áreas atingidas devem seguir as orientações dos departamentos de Defesa Civil dos municípios.

LEIA MAIS

Deslizamentos de barreira no Grande Recife: o drama de quem vive uma tragédia anunciada

Defesas Civis no Grande Recife

  • Olinda: 0800.281.2112
  • Jaboatão dos Guararapes: (81) 3461.3443 e (81) 99195.6655
  • Abreu e Lima: (81) 99933.6380
  • São Lourenço da Mata: (81) 98338.5407
  • Cabo de Santo Agostinho: 0800.281.8531
  • Ipojuca: 0800.281.0620
  • Paulista: 153

Confira a previsão para esta quarta-feira (11):

Região Metropolitana do Recife: Parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade moderada.

Máxima: 26ºC 

Mínima: 20ºC 

Zona da Mata Sul: Parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade moderada.

Máxima: 27ºC

Mínima: 20ºC

Zona da Mata Norte: Parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade moderada.

Máxima: 26ºC

Mínima: 19ºC 

Agreste:  Parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade fraca.

Máxima: 30ºC

Mínima: 16ºC

Sertão de Pernambuco : Parcialmente nublado sem chuva em toda a região no período da noite.

Máxima: 30ºC 

Mínima: 16ºC

Sertão do São Francisco: Parcialmente nublado sem chuva em toda a região ao longo do dia.

Máxima: 30ºC 

Mínima: 18ºC

Fernando de Noronha: Nublado com pancadas de chuva em toda a região no período da noite com intensidade fraca a moderada.

Máxima: 27ºC

Mínima: 25ºC

Tags

Autor