Veja o que abre e fecha em Pernambuco nesta semana, após queda na média móvel de mortes por covid-19
Confira ainda o horário de lojas, bares, restaurantes, clubes e shoppings no Estado

Com o índice epidemiológico da média móvel de mortes pela covid-19 em Pernambuco voltando a cair, comércio em geral, bares, restaurantes, clubes e shoppings continuam liberados para funcionarem até um pouco mais tarde durante a semana, nos sábados, domingos e feriados, como o Dia de Nossa Senhora do Carmo, na sexta-feira (16). A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou nesse domingo (11) dez novas mortes provocadas pela doença, apresentando uma tendência de queda nos óbitos em -20%.
- Veja o que abre e o que fecha no Recife na sexta-feira (16), feriado de Nossa Senhora do Carmo
- Pernambuco amplia funcionamento de eventos, bares, restaurantes e shoppings
- Veja os horários de funcionamento dos shoppings após ampliação anunciada pelo Governo de Pernambuco
- Veja novo horário de funcionamento de bares e restaurantes em Pernambuco
- Pernambuco faz nova flexibilização e libera música ao vivo; veja onde e quais os horários
A nova etapa do Plano de Convivência com a covid-19 entrou em vigor na última segunda-feira (5) e foi anunciado no começo do mês, na sexta (2), em coletiva no Palácio do Campo das Princesas, na área central do Recife. As medidas de flexibilização são válidas para todo o Estado, mas os horários de funcionamento dependem de cada região.
Mesmo com a maior flexibilização, os eventos culturais, como shows e festas com ingressos, permanecem proibidos. Além disso, as apresentações de músicas ao vivo, em bares e restaurantes, também continua vetada na maior parte do território pernambucano.
- Ocupação das UTIs para covid-19 na rede pública está em 63% em Pernambuco
- Recife chega a 25% da população totalmente imunizada contra a covid-19
- Veja as datas do novo calendário de vacinação contra covid-19 no Estado de São Paulo
- Aplicativo alimentado por tosses pode ajudar na detecção da covid-19
- Pernambuco registra dez novos óbitos por covid-19 nas últimas 24h e já totaliza 18.110 vítimas da doença
- Covid-19: país tem 19 milhões de casos acumulados e 533,4 mil mortes
- Semana começa com expectativa de queda na idade da vacinação contra covid-19 no Recife
Por isso, o JC preparou uma lista com o que abre e fecha no Estado, além dos horários de funcionamento dos setores.
Confira os horários:
Bares e restaurantes
Com a flexibilização, na Macrorregião I - que contempla o Grande Recife, Mata Norte e Sul e parte do Agreste - os bares e restaurantes terão funcionamento permitido até às 23h de segunda a sexta e 22h nos fins de semana. Já nas Macros 2, 3 e 4, poderão funcionar até 22h durante a semana e até 21h aos sábados e domingos.
“No que diz respeito ao funcionamento desses estabelecimentos, eles ganham mais uma hora. Essa é mais uma iniciativa importante para o setor. Evidentemente, os empresários devem seguir cumprindo os protocolos determinados”, disse o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes. Mesmo com a ampliação, as apresentações e shows com música ao vivo, em qualquer tipo evento, também seguem suspensas.
Shoppings
Os malls da Macrorregião I terão os horários ampliados até as 22h nos fins de semana e feriados. Antes, os estabelecimentos só podiam funcionar nesse horário em dias de semana. Já nas Macrorregiões II, III (Sertão do Moxotó e Pajeú) e IV, os shoppings irão funcionar até as 22h nas sextas e até as 21h nos fins de semana e feriados. A diferença nesse ponto é apenas referente à Macrorregião III, que anteriormente tinha os centros de compras funcionando até as 18h em dias de semana, fins de semana e feriados.
No feriado de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira do Recife, os centros de compras terão seus horários de funcionamento alterados. O RioMar Recife, localizado no Pina, Zona Sul, por exemplo, funcionará das 12h às 21h. Quem optar por não sair de casa, terá à disposição o RioMar Online. A plataforma digital permanecerá funcionando das 10h às 22h.
O Shopping Tacaruna funcionará das 12h às 21h. Com exceção do BIG Bompreço que permanece com o horário habitual das 7h às 22h. O Shopping Boa Vista, localizado na Região Central do Recife, irá operar das 11h às 19h. Já o Plaza Shopping, localizado em Casa Forte, Zona Norte, funcionará das 12h às 21h.
O Shopping Recife informa que na próxima sexta-feira (16), feriado de Nossa Senhora do Carmo, funcionará das 12h às 21h com todas as suas operações. Em tempo: seguindo as novas medidas do Governo de Pernambuco, o atual horário de funcionamento do centro de compras é das 10h às 22h, de segunda a sábado, e das 12h às 21h, aos domingos.
Comércio do centro e bairros
O varejo de bairro e centro está autorizado a funcionar das 8h às 20h de segunda a sexta e das 9h às 18h nos finais de semana. Além disso, é preciso respeitar o limite de um cliente a cada 5 m² para área interna das lojas e um cliente a cada 10 m² nas áreas de circulação.
Por causa do feriado da próxima sexta na capital pernambucana, é facultativa a abertura do comércio no Recife, das 9h às 17h, de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020. As principais lojas do Corredor do Comércio, nos bairros de Santo Antônio e Boa Vista, estarão funcionando.
Comércio de praia
O comércio de praia segue liberado, mas cabe a cada município definir horários.
- Recife: liberado todos os dias, das 7h às 17h;
- Olinda: pode funcionar até as 18h durante todos os dias da semana;
- Jaboatão dos Guararapes: comércio e ambulantes autorizados nas praias todos os dias, das 7h às 17h;
- Ipojuca: todas as praias do município, incluindo Porto de Galinhas, têm comércio autorizado todos os dias da semana, das 8h às 17h, com respeito a protocolos.
Clubes
Os clubes sociais, no Grande Recife e Zona da Mata, podem funcionar até as 23h de segunda a sexta e 22h nos sábados e domingos. Seguem vedados, nos clubes, o uso de saunas e as apresentações de músicos ao vivo.
Cinemas, teatros, circos e museus
Na macro 1, cinemas, teatros e circos que podiam funcionar das 10h às 22h na semana, e das 10h às 21h aos sábados e domingos, agora vão poder abrir às 9h e seguir até 23h durante a semana, e das 9h às 22h nos finais de semana. Já nas macros 2, 3 e 4, vão poder funcionar das 9h às 22h na semana, e das 9h às 21h nos finais de semana. O número de pessoas permitido nesses locais, em todas as macrorregiões, passará de 100 para 200, ou 50% da capacidade do local, o que for menor.
Os museus e demais equipamentos culturais também terão a carga horária ampliada. Na Macrorregião 1, vão funcionar das 9h às 22h na semana e nos finais de semana. Antes, a regra de funcionamento era das 10h às 22h na semana, e das 10h às 21h aos sábados e domingos. Já nas Macrorregiões 2, 3 e 4, estarão abertos das 9h às 22h na semana, e das 9h às 21h nos finais de semana. Continua valendo a regra de distanciamento social, com um visitante a cada 20 metros quadrados nas áreas expositivas internas e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas expositivas externas.
Eventos corporativos e sociais
Os eventos corporativos tiveram capacidade ampliada para 100 pessoas (eram 50) e o horário de realização é de 8h às 22h todos os dias.
Os eventos sociais, como casamentos, aniversários e formaturas, foram liberados e têm capacidade limite de 50 pessoas e com proibição de música ao vivo. Podem ocorrer de 8h até as 23h de segunda a sexta e de 8h até as 22h aos sábados e domingos no Grande Recife e na Zona da Mata.
As flexibilizações foram anunciadas durante pronunciamentos dos secretários André Longo (Saúde), Ana Paula Vilaça (executiva de Desenvolvimento Econômico) e Rodrigo Novaes (Turismo).
Já nas Macrorregiões 2, 3 e 4, os eventos sociais estarão permitidos entre 8h e 22h ao longo da semana, e das 8h às 21h aos sábados e domingos.
O número máximo de participantes permitido nos eventos, em todas as regiões, será de 50 pessoas, ou 30% da capacidade do local, o que for menor.
“Na macro 1, vão funcionar das 8h às 22h, tanto durante a semana quanto aos sábados e domingos. Antes, podiam acontecer até às 21h nos finais de semana. Já nas macros 2, 3 e 4, os eventos vão poder ocorrer das 8h às 22h na semana, e das 8h às 21h nos finais de semana. O número de participantes, em todas as macrorregiões, será ampliado de 50 para 100 pessoas, ou 30% da capacidade", afirmou Rodrigo Novaes.
Especialmente para ocasiões como colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico, que já estavam permitidos, as novas regras seguem os mesmos horários dos eventos sociais, de acordo com cada macrorregião, e a capacidade permitida nos eventos corporativos. Nesse caso, alimentos e bebidas continuam proibidos. As apresentações e shows com música ao vivo, em qualquer tipo evento, também seguem suspensos.