
Pela primeira vez, o Movimento Pró-Criança vai participar do maior encontro sobre software livre da América Latina, o Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware). A instituição apresentará a experiência do curso de robótica desenvolvido pelo Núcleo de Inclusão Digital (NID), na Unidade Coelhos da ONG, no Recife. A exposição será feita pelo educador social Ewerton Mascena, nesta quarta-feira (2), dia de abertura do congresso que segue até a sexta-feira (4).
Esta 17ª edição do Latinoware será 100% gratuita e on-line devido à pandemia do novo coronavírus. Mais do que um congresso, o evento organizado pelo Parque Tecnológico de Itaipu é um encontro de integração cultural, econômica e tecnológica da América Latina. Interessados podem se inscrever acessando o site do congresso.
Núcleo de Inclusão Digital
O NID é uma iniciativa do Pró-Criança em parceria com o Grupo Raymundo da Fonte que já formou, desde 2015, mais de 2.300 crianças, adolescentes e jovens. Há dois anos, foi reconhecido como melhor iniciativa de impacto social do Nordeste e a terceira do país pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil.
Com o foco no reaproveitamento de computadores e na conscientização ambiental sobre a destinação correta dos resíduos eletroeletrônicos, o NID também funciona como um centro de coleta desses materiais. Monitores, notebooks, tablets e celulares, por exemplo, são utilizados na qualificação profissional dos jovens durante os cursos.
Plataforma EaD Pró-Criança
Neste período de pandemia da covid-19, o núcleo foi responsável pela criação da plataforma EaD Pró-Criança com 500 vagas nos cursos de Movimentos artísticos e produção criativa; Teoria musical para iniciantes; Manual básico do judô; Descobrindo a eletrônica e a eletricidade básica; e Excel: aprenda de forma rápida e prática.
Comentários