MEIO AMBIENTE

Recife integra lista de cidades mais sustentáveis do mundo

Ao todo, 88 cidades integram esta lista; Recife e Rio de Janeiro são os únicos municípios brasileiros participantes

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 17/11/2020 às 10:46 | Atualizado em 17/11/2020 às 11:19
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Bares e restaurantes também poderão recorrer a nova linha de financiamento - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

A cidade do Recife é uma das 88 cidades globais que integra a “Lista A” do Carbon Disclosure Program (CDP), que estimula empresas, cidades e governos a reduzirem suas emissões de gases de efeito estufa, e protegerem seus recursos hídricos e florestas. No Brasil, apenas Recife e Rio de Janeiro integram a lista de cidades comprometidas com a transparência de dados e o desenvolvimento de práticas sustentáveis. 

 

Recife informa seus esforços ao CDP desde o ano de 2013, e, ao longo deste período, foi reconhecida por desenvolver estratégias climáticas robustas, passando da categoria B para a A. Neste ano, a capital pernambucana foi classificada em A por ter elaborado dois Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), uma Análise de Vulnerabilidade e Riscos Climáticos, um Plano de Redução de Emissões e um Plano de Adaptação Climática com metas de redução de emissões de GEE. 

Todos os dados do Recife são reportados pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade através da Plataforma Unificada de Reporte CDP-ICLEI. Neste local, as cidades medem e enviam dados ambientais importantes, como suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), vulnerabilidades relacionadas ao clima e ações para reduzir as emissões e se adaptar aos riscos. A partir destes dados enviados, as cidades são classificadas de 'A' a 'D'. Segundo o CDP, as cidades integrantes da Lista A realizam três vezes mais ações climáticas do que as que não se encontram nessa lista.

A "Lista A" pode ser conferida através do link.


Comentários

Últimas notícias