
Aluno de uma escola de bairro, em Afogados, na Zona Oeste do Recife, até terminar o Ensino Fundamental, Vinnícius Rodrigo, 17 anos, viu um novo mundo abrir as portas ao chegar na Escola Técnica Estadual (ETE) Cícero Dias, no bairro de Boa Viagem, para cursar o Ensino Médio em paralelo com um curso técnico. Quando essa mudança aconteceu, há três anos, a relação do garoto com a tecnologia era mínima. E entre 2019 e 2020, Vinnícius viu os deveres escolares se tornarem negócio. O ano do vestibular nem acabou e ele já é CEO de uma startup.
Na ETE Cícero Dias a tecnologia é protagonista na grade curricular. Os alunos podem escolher o curso técnico de Programação para Jogos Digitais ou para Multimídia e Vinnícius escolheu o primeiro. Se identificou e iniciou uma jornada repleta de eventos e conquistas. "A semente foi lançada assim que entrei na escola [técnica Cícero Dias]", contou.
A rotina escolar exige que os alunos desenvolvam projetos de jogos digitais, sendo um por semestre. "No meio do caminho fui apresentado a alguns projetos, iniciativas, também fui produzindo alguns projetos baseados em gamificação [...]. Fui descobrindo através dos projetos realizados dentro da escola. Semestralmente a gente precisa criar um joguinho, inicialmente analógico e depois digital. Então aprendemos a lógica de programação e eu fui me despertando", disse. Principalmente no ponto de partida, o material criado pelo garoto e seus colegas tinha foco na área de educação. O que era um trabalho valendo nota, virou uma empresa em desenvolvimento.
Era 2019, Vinnícius estava no segundo ano e o grupo para fazer o trabalho do semestre estava formado. Despretensiosamente, resolveram batizar a equipe. Cordel foi o nome escolhido. "Nos juntamos para trabalhar também com a equipe de Multimídia e aí a gente decidiu que ia colocar um nome. A gente pensava, sonhava que um dia poderia se tornar uma startup, mas a gente só brincava", lembrou. As temáticas dos jogos desenvolvidos pelo grupo eram baseadas na literatura de cordel, elemento típico da cultura nordestina. Uma forma encontrada pelos adolescentes de disseminar a cultura, principalmente pernambucana, nas mídias digitais, além de levar engajamento com esse elemento, de forma lúdica, para dentro das salas de aula também. "Nasceu disso. Uma equipe de sala desenvolvendo jogos com impactos sociais", pontuou.
No mesmo ano, a oportunidade de criar um produto diferente fortaleceu a equipe para um novo desafio. Trabalharam durante as férias e desenvolveram O Pequeno Cabra da Peste, um jogo que marcou o início oficial da startup Cordel. Também nesse intervalo, Vinnícius e a Cordel participaram de projetos e eventos com parceiros internacionais, como o Consulado Britânico, focados em startups que estão identificando a maneira que vão atuar. "Ampliamos a visão para o mercado, os desafios encontrados no processo de aceleração...ampliou a visão para o mercado mesmo", disse.
A Cordel segue desenvolvendo formas de levar ferramentas digitais para salas de aula, com ludicidade. "O nosso objetivo principal é trazer essa interação para dentro da sala de aula, mas a gente também tem outras frente de prestar serviço para outras empresas, em um modelo de negócio de empresa para empresa", revelou. No início deste ano, a empresa está encubada no Porto Digital do Recife, é o primeiro empreendimento de alunos do Ensino Médio a ser recebido no Porto.
Aprovado para um curso de três meses na Latin America Leadership Academy, em Medellín, na Colômbia, em 2021, Vinnícius ainda analisa se prestará vestibular este ano. Caso resolva entrar para a universidade, pretende cursar Engenharia da Complexidade e desenvolver ainda mais habilidades para resolver problemas e aliar tudo isso ao empreendedorismo.
Quanto as expectativas para a startup, o céu é o limite. "Espero demais que a gente esteja, num futuro próximo, em um nível de empresa embarcada, depois que passarem os processo do Porto Digital. Consolidada, com espaço, sala, fazendo negócios, fechando parcerias com nosso produto e levando para as pessoas esse impacto que a gente tanto acredita, disseminando a cultura da gente por meio do nosso nome, da nossa pegada, além de trazer impactos positivos para a educação por meio dessas ferramentas tecnológicas", acrescentou.
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