
Se a pandemia trouxe novos formatos para funcionamento de cinema, shows e outros eventos sociais, por que não inovar em um importante momento da vida acadêmica como a colação de grau? Foi com este propósito que uma faculdade do Recife decidiu promover, na noite desta quinta-feira (13), no estacionamento da instituição, a colação no modelo drive in para cerca de 140 estudantes de 11 cursos. O evento também contará com transmissão online, já que o limite será de quatro pessoas por veículo.
Com início marcado para as 19h30, a Colação de Grau Unificada Drive-In da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), que fica no bairro da Boa Vista, na área Central da capital pernambucana, terá palco, mesa de honra, telões e sistema de som. Ao todo, apenas três estudantes sairão dos automóveis, que serão o orador, o juramentista e o representante de grau. Alisson Vera Cruz, gestor de comunicação da Fafire, explica que a faculdade entrou em contato com todos os formandos para saber se preferiam o formato online ou se tinham condições de participar do drive in.
- Sócio do JC Clube compra ingresso com desconto no Planeta Drive-in
- Com transmissão da TV Jornal, Fortaleza x Sport pela Copa do Nordeste será exibido no Planeta Drive In Recife
- Harry Potter e Aladdin estão em cartaz no Planeta Drive In Recife esta semana
- Ítalo Sena faz show no Planeta Drive In; JC Clube distribui ingressos
Cerca de 50 toparam a participação presencial. Os outros 90 vão colar grau na próxima segunda-feira (17), por meio da plataforma Google Meets. "Pensamos em, com o drive in, proporcionar uma experiência menos frustrante para o formando. Eles estavam angustiados e a maioria das colações têm sido online. Por isto deixamos para o formando escolher, até porque alguns não têm carro disponível", afirma Alisson. Os alunos são dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Letras, Logística, Pedagogia, Psicologia e Recursos Humanos.
Uma delas é a formanda do curso de Ciências Contábeis Ana Luísa Diniz, de 24 anos. Acompanhada por sua mãe, avó e irmão, ela optou por participar da colação presencial. "Eu adorei a ideia, achei que eles procuraram o melhor para todos os alunos, em meio à pandemia. Minha turma ia fazer uma colação festiva na faculdade. Com isso, o drive in foi a melhor alternativa", relata a estudante, que se diz ansiosa e animada. "Passamos quatro anos na faculdade. Programamos e sonhamos com este dia, acho que foi a melhor ideia", acrescenta.
Segundo a instituição, alguns protocolos da colação de grau tiveram que ser adaptados para o modelo drive in. Entre eles, o discurso do orador foi reduzido e o juramento será unificado, contemplando todos os cursos. Durante a cerimônia, será obrigatório o uso de máscaras e haverá uma equipe de profissionais a postos para atender o público. A assinatura do livro será feita posteriormente, em horário marcado pela faculdade.
Veja como será o protocolo da instituição
- Os portões serão abertos às 18h e o formando não pagará pelo acesso;
- Só serão autorizadas quatro pessoas por veículo. Crianças de colo também estão incluídas na contagem;
- O uso de máscara é obrigatório para todos. Caso um ou mais ocupantes do carro não esteja com o equipamento, a entrada não será permitida;
- A instituição recomenda que as pessoas que estiverem com sintomas ou casos suspeitos de coronavírus permaneçam em casa.
- Ao chegar no estacionamento, uma equipe vai direcionar o carro para uma vaga;
- Não será permitido sair do veículo. O acesso aos banheiros poderá ser feito com orientação da equipe. Limitado a uma pessoa por vez, com exceção de crianças que precisem de acompanhamento;
- Não serão permitidas fotos fora do veículo. Celulares e máquinas só serão permitidas dentro dos carros;
- Não será permitido deixar o local antes do fim da cerimônia. Em caso de emergência, o formando deve chamar a equipe de apoio.
Comentários