PICHAÇÃO | Notícia

Voz do Leitor, 06/05: Vandalismo no Parque das Graças

Leitor da coluna solicita à Prefeitura do Recife uma maior atuação por parte da Guarda Municipal nos equipamentos públicos recém-inaugurados

Por JC Publicado em 06/05/2025 às 5:02

Vandalismo no Parque das Graças

A Prefeitura do Recife precisa manter com mais afinco o patrimônio municipal, onde tantos recursos públicos foram investidos. O Parque das Graças, inaugurado recentemente, já tem marcas de pichação. Para que isso seja coibido, precisa exigir da Guarda Municipal que atue coibindo a ação de vândalos, bastando que exerça sua função precípua: cuidar do patrimônio municipal. Mas, infelizmente, talvez por falta de fiscalização e de sua atuação, é normal encontrarmos os guardas reunidos em conversas acaloradas. Refletindo sobre essa desídia (desleixo, ociosidade, negligência) das autoridades em conservar o que foi feito a tanto custo com o dinheiro da sociedade, percebo uma falta de visão político-gerencial; pois, ao cuidar da manutenção, se evitaria um dispêndio maior para refazer, assim sobrariam mais recursos para aplicação em mais ações, trazendo mais dividendos políticos aos gestores.

Carlos Alberto, por e-mail

CARLOS ALBERTO / VOZ DO LEITOR
Vandalismo no Parque das Graças - CARLOS ALBERTO / VOZ DO LEITOR
 

Prova de vida

Acho ridículo o ser humano ter que todo ano se deslocar de sua casa para confirmar que está vivo na prova de vida. Uma maneira simples de acabar com isso seria criar um cadastro único; onde o cartório, ao emitir o atestado de óbito, os demais órgão poderiam consultar o status do indivíduo e já confirmaria ou não a prova de vida. Em pleno século XXI, a pessoa ter que se deslocar para confirmar prova de vida é muita incompetência do órgão responsável por administrar isso no governo Federal.

Rômulo Alves, por e-mail 

Concurso de Jaboatão dos Guararapes

Sou a professora e faço parte do cadastro de reserva do concurso de Jaboatão dos Guararapes. Acompanhando as publicações no Diário Oficial, identifiquei casos de professores que solicitaram aposentadoria e pedidos de exoneração, o que indica a existência de vagas em diversas disciplinas. Ademais, recentemente, no dia 3 de abril, foi publicada a Portaria nº 24/2025, referente à declaração de renúncia de cargo. De acordo com essa portaria, vários professores convocados em dezembro não assumiram seus cargos. Todavia, durante o ano letivo de 2025, não houve novas convocações de docentes. Dessa forma, já se passaram mais de quatro meses sem a convocação dos professores, nem sequer a quantidade de professores que não assumiram. Gostaria de saber da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes quando os professores do cadastro de reserva do concurso serão convocados? É preciso ter transparência.

Gerlaine Henrique, por e-mail 

Veículos estacionados em locais proibidos

Peço aos órgãos responsáveis - CTTU e Detran - para fiscalizarem os carros estacionados nas esquinas das Ruas Jacobina e Nuporanga, no bairro das Graças. Em determinadas horários e, principalmente, nos finais de semana, os moradores das redondezas do Parque das Graças encontram enorme dificuldade para chegar e sair de suas residências, pois alguns motoristas estão parando seus veículos em locais proibidos. É necessária a fiscalização e a aplicação de multas cabíveis, ou, até mesmo, o reboque de tais veículos.

Izabel Wanderley, por e-mail 

Demissão de Pepa

A diretoria do Sport demorou uma eternidade, mas, finalmente, demitiu o treinador Pepa. O técnico português já estava fazendo hora-extra e, com o péssimo trabalho, acabou afundando o time na lanterna do Brasileirão. Agora, a direção precisa agir corretamente e buscar um treinador capaz de extrair um bom futebol desses jogadores. Teremos a disputa de mais quatro rodadas antes da paralisação por um mês da Série A - devido a realização do Mundial de Clubes. Com isso, o próximo treinador rubro-negro terá tempo suficiente para conhecer e trabalhar bem com esse elenco para tirar o Sport da zona de rebaixamento.

Lucas Holanda, por e-mail

Compartilhe