PODAGEM | Notícia

Voz do Leitor, 24/04: Árvores encobrem iluminação pública e deixa via às escuras

Denúncia da leitora da coluna é no cruzamento das Ruas Maria Carolina e Professor Júlio Ferreira de Melo, em Boa Viagem, e cobra a podagem das árvores

Por JC Publicado em 24/04/2025 às 5:02

Árvores encobrem iluminação pública e deixa via às escuras

Nós moradores dos condomínios Kissanger e Kalimane, localizado na Rua Maria Carolina, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, pedimos urgentemente a Emlurb ou a Neoenergia para que mandem uma equipe ao local para realizar a poda de quatro árvores no cruzamento da respectiva rua acima com a Rua Professor Júlio Ferreira de Melo. Suas folhagens e galhos estão muitos baixos, além de encobrir a iluminação pública e deixar as calçadas e a via pública mal iluminadas à noite.

Maria José, por e-mail

MARIA JOSÉ / VOZ DO LEITOR
Árvores encobrem iluminação pública e deixa via às escuras - MARIA JOSÉ / VOZ DO LEITOR
 

Zelo com os equipamentos públicos

No Brasil, a maioria dos equipamentos públicos padece da mesma mazela: falta de manutenção associada à prática do vandalismo. Às vezes, por parte dos próprios usuários. Todavia, o poder público poderia mitigar essa realidade colocando a Guarda Civil Metropolitana para executar corretamente a sua função, de proteção do patrimônio público. Infelizmente, não é o que se percebe, principalmente nos parques municipais, onde os GCM ficam paralisados, em grupinhos de bate-papo, enquanto vândalos depredam nosso patrimônio, construído com o produto de nosso suor, a custos elevados. A Administração Pública no Brasil, em regra geral, não faz a devida conservação do patrimônio público, preferindo deixar que se deteriore quase totalmente, para reconstruí-lo a um custo bem mais elevado. Também parte da sociedade cuidar da coisa pública, convicta de que sendo pública não pertence a ninguém, quando deveria entender que o público é de todos, pois todos contribuíram para sua existência.

Carlos Alberto, por e-mail 

Calor no Recife

Não me lembro de um verão tão quente como este no meu Recife e, especificamente, nos bairros da Zona Norte. Infelizmente, sabemos que a previsão é piorar cada vez mais. O aumento de prédios altos, do número de carros nas ruas, e a escassez de árvores frondosas em bairros como: Rosarinho, Espinheiro, Aflitos, Graças e outros da da região e até no entorno do Parque da Jaqueira, contribuem muito para que o calor e a sensação térmica fiquem cada vez mais insuportável. O próprio parque está precisando de novas árvores que dão sombras. Muitas árvores estão envelhecidas e precisam ser muito podadas, o que vem deixando o local quase sem sombras e ventos. Se nós e o poder público não tomarmos medidas urgentes, o Recife vai se tornar vazia nas ruas e nos espaços públicos tão necessários à vida. Já não saímos à noite por medo da violência e não vamos sair de dia por causa do calor. Futuro muito triste à vista.

Ivanilde Monteiro, por e-mail

Fraude no INSS

Mais um escândalo descoberto pela Polícia Federal no INSS. Desta vez, nos descontos feitos a favor de tais associações que se dizem representantes dos aposentados. Antes disso, houve o escândalo dos empréstimos consignados sem a autorização dos aposentados. Aliás, como aposentado, tentei várias vezes bloquear qualquer desconto a favor dessas tais associações, mas a burocracia é muito grande: primeiro, pedem uma série de dados e ainda uma foto tirada diretamente dentro do aplicativo 'Meu INSS'. Ou seja, agora entendo o porquê é tão difícil fazer o bloqueio desse tipo descontos.

Marco Wanderley, por e-mail

Resposta da Neoenergia

Em atenção ao leitor Paulo Luna, que informou sobre duas contas de energia com o mesmo vencimento, a Neoenergia Pernambuco informa que as faturas correspondem a períodos de consumo diferentes. A distribuidora orienta o cliente a comparecer em uma das lojas de atendimento para alteração da data limite de pagamento de uma das cobranças.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe