Voz do Leitor, 23/04: Estrutura do giradouro de Maranguape I com enormes rachaduras
Leitor da coluna pede para que a Prefeitura do Paulista faça o devido conserto e limpe o canal no entorno do giradouro com mais frequência

Estrutura do girador de Maranguape I com enormes rachaduras
Há 20 anos e três meses que a Prefeitura do Paulista não faz nada no girador de Maranguape I. Há enormes rachaduras e a estrutura no entorno do canal pode desabar. Lixo e mato estão se acumulando e causando problemas sérios à saúde da população que mora nas proximidades. A água está secando graças ao sol, mas e quando estiver chovendo? Não tem por onde essa água escoar. A água suja desse girador passa pelas Ruas 12 e 121. De acordo com a Prefeitura, o canal é limpo de quatro em quatro meses, mas não é isso que vemos. O esgoto corre a céu aberto. É um odor insuportável. O descaso atrai muriçocas, mosquitos da dengue, ratos, cobras e aranhas. Sem falar que esses animais peçonhentos estão entrando nas casas. Faça alguma coisa, prefeito.
Henrique Lotto, por e-mail
Sequestros em Pernambuco
Em menos de uma semana, dois casos de sequestro: primeiro, de um empresário no bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife; e o segundo, o de uma digital influencer, no município de Igarassu. Em ambos, os sequestradores utilizaram a violência e tortura psicológica para subtrair a recompensa em dinheiro através de depósitos via Pix. Alô, Polícia Civil e Militar, vão deixar esse time de crime se tornar comum aqui no Estado. Já não basta assaltos e furtos? Agora mais essa modalidade de violência em Pernambuco? Infelizmente, o nosso Estado está tomado pela criminalidade.
Aline Santos, via redes sociais
Péssimo trânsito do Jaboatão
É impressionante como a cidade do Jaboatão dos Guararapes, mesmo contando com um órgão de trânsito, ignora questões básicas de mobilidade urbana. Na área comercial do bairro de Cavaleiro, o descaso é evidente: veículos estacionados sobre as calçadas, motociclistas circulando na contramão, avanços constantes de sinal vermelho — uma verdadeira desordem. Enquanto isso, a atuação do órgão de trânsito se limita, basicamente, a revezar com o BPTran na realização de blitz nas proximidades do abrigo Cristo Redentor. Outro exemplo claro da falta de gestão é o cruzamento da Avenida Manoel Rabelo com a entrada de Cavaleiro. O local vive em permanente confusão, sem qualquer presença dos agentes de trânsito para tentar organizar o fluxo, especialmente nos horários de pico. Infelizmente, parece que a única prioridade do órgão de trânsito é fiscalizar a documentação de veículos em áreas isoladas, deixando de lado sua função mais urgente: promover a fluidez e segurança no trânsito da cidade.
Valdir Pedro, por e-mail
Polícia Rodoviária Federal
Lamentável a morte de três Policiais Rodoviários Federais no exercício da sua profissão. O caso ocorreu no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (18), em perseguição a dois motociclistas que furaram o cerco. O veículo capotou levando a óbito os agentes. Já aqui em Pernambuco, essa fatalidade nunca ocorreria, pois os agentes não saem dos postos com ar-condicionado para nada. Nem durante o dia e, muito menos, à noite. Só saem por três motivos: troca de turno, para orientar o trânsito nos feriados e acidentes nas estradas. Fora isso, circulam pelas BR-232 e pela BR-101 muitos veículos roubados, sem o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e motoristas clandestinos sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Como, também, utilizam as estradas, livremente: carros, caminhões e motos para transportar armas e drogas sem serem abordados pelos agentes.
Érique Medeiros, por e-mail
Sport precisa despertar
Apesar de estar apenas na 5ª rodada do Brasileirão, a campanha do Sport se mostra péssima na lanterna da competição, com apenas um ponto ganho fora de casa contra o São Paulo. Daí para frente, infelizmente, acumula 4 derrotas, numa delas em casa contra o Palmeiras, sua melhor apresentação, prejudicado por um pênalti mal marcado no final do jogo. Mas a direção do Sport não pode titubear e precisa urgente buscar solução para a recuperação da equipe, e não se acomodar por ainda ter pela frente 33 rodadas para o final do Brasileirão. É o que espera o fiel torcedor do Leão.
Paulo Panossian, por e-mail
Resposta da Compesa
Ao leitor Josias Marins, a Compesa explica que todos os hidrômetros instalados pela empresa são devidamente certificados e aprovados pelo Inmetro, em conformidade com as normas técnicas e regulatórias estabelecidas para o setor de saneamento básico. Entretanto, é preciso lembrar que quando há a necessidade de substituição de medidores de consumo, seja por dano ou vida útil esgotada, é comum observar um aumento nos volumes medidos. Esse aumento geralmente está relacionado à correção de submedições provocadas por falhas nos equipamentos antigos que, quando são substituídos, passam a refletir o consumo real dos imóveis, incluindo vazamentos internos que antes não eram detectados com precisão. Todavia, a empresa reforça que está à disposição para esclarecimentos e que cada caso pode ser analisado individualmente, com total transparência e foco na confiança de seus usuários. Um dos compromissos da Compesa, inclusive, é manter o seu parque de hidrômetros em condições adequadas de funcionamento, pois a correta medição do consumo de água é essencial para garantir um processo de faturamento justo e transparente para todos os clientes.
Assessoria de Imprensa
Resposta da Neoenergia
A Neoenergia Pernambuco informa à leitora Izabel Wanderley, que alertou para poste no bairro do Rosarinho, que enviará uma equipe ao local para analisar a estrutura e, caso necessário, programar a substituição.
Assessoria de Imprensa