Voz do Leitor, 17/04: Lojas no centro do Recife fechadas
Leitor da coluna denuncia a situação de completo abandono da Rua da Imperatriz, uma das mais históricas da região central da capital

Lojas no centro do Recife fechadas
Confesso que todas as vezes que vou ao centro da cidade, dá um desgosto enorme passar pela Rua da Imperatriz, no bairro da Boa Vista, na região central do Recife. São várias lojas fechadas pela crise financeira e um vazio enorme nas ruas da localidade. Espero que o programa da Prefeitura, o Recentro, modifique essa realidade.
Cláudio de Melo, por e-mail
Mortes no trânsito
Está mais do que na hora de o País ter leis mais rigorosas em relação às mortes provocadas no trânsito. Tem muitos casos que os motoristas imprudentes ceifam vidas e ficam sem punição. Muitos desses crimes, o motorista assume o risco ao beber e dirigir. A justiça não pode entender isso como um homicídio culposo (quando não tem intenção), mas sim como doloso (que tem intenção de matar). Quem bebe e dirige tem total consciência que pode tirar a sua própria vida e a de inocentes.
Leda Melo, via redes sociais
Fiscalização em hospitais públicos
Cada dia vejo mais decisões do MPPE que não entendo como simples cidadão. A polêmica decisão agora é que os vereadores do Recife, para fiscalizar os hospitais públicos, serão obrigados a realizar um agendamento. Na minha opinião, desta forma, os hospitais terão tempo de maquiar as instalações para saírem bonitos na foto. Exageros a parte, concordo que devem ser resguardada a imagem de pacientes e profissionais de saúde e uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) pelos Vereadores. Os hospitais da Rede Pública Federal, Estadual e Municipal estão sucateados e precisão de fiscalização urgente dos vereadores e deputados. A população agradece.
Amaro Silva, por e-mail
Transformar o frevo
Li a matéria sobre a "inovação" do frevo, no dia 13 de abril, considerando que o frevo tem raízes e, apesar do descaso dos órgãos públicos, sobrevive com sua riqueza tradicional. Certas criatividades em nada somam. Mesmo do período momesco, ele não tem o destaque merecido, não por culpa dele nem da sua forma... O Galo da Madrugada expressa a grandeza do frevo em sua essência, com uma multidão invejável. Quanto ao Maestro Spok, ele deu ênfase à performance dos músicos, com os improvisos feitos com mestria nos frevos de rua. Enfim, certos "modismos" deságuam no vazio.
Luiz Guimarães, por e-mail
Detran-PE recusa procuração com assinatura digital do gov.br
Para regularizar a situação do veículo de minha esposa (PCD) - só falta solicitar e receber o CRLV - apresentei ao Detran-PE uma procuração particular assinada digitalmente através do gov.br, mas fui informado que a mesma não era válida e somente seria aceita o modelo do Detran, que deveria ser apresentado com firma reconhecida. Após questionar tal posicionamento, me identificando como advogado, fui convencido a assinar um requerimento pedindo que a procuração fosse admitida como válida, protocolado sob o nº 2025.040084, isto, no dia 24 de março de 2025, constando no comprovante do protocolo que o prazo para resposta é 22-05-2025. Daí pergunto: se o veículo for abordado por uma blitz? O Detran-PE desconhece a Lei nº 14.063, de 23/09/20 e o Decreto nº 10.543/20 que a regulamenta.
Maurício Cavalcanti, por e-mail
Compesa
As 157 Lojas de Atendimento da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) estarão fechadas entre os dias 17 e 21 de abril. A suspensão temporária do atendimento ocorrerá a partir desta quinta-feira (17) em função do ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado. Devido às celebrações da Semana Santa, também não haverá funcionamento na sexta-feira (18) e no sábado (19) para as lojas que funcionam neste dia. Na segunda-feira (21), as unidades permanecerão fechadas em razão do Dia de Tiradentes. As Lojas de Atendimento da Compesa normalmente não abrem aos domingos. Durante o recesso, os clientes poderão solicitar serviços pelos canais digitais da Compesa, como a Agência Virtual (www.compesa.com.br), aplicativo da Compesa disponível para Android e iOS, e a central de atendimento, através do 0800 081 0195.
Assessoria de Imprensa