Voz do Leitor, 05/04: Lixo toma conta de Jaboatão dos Guararapes
A denúncia do leitor da coluna é na Rua Mata Grande, no bairro de Jardim Prazeres. Ele pede uma ação de limpeza urbana por parte da gestão municipal

Lixo toma conta de Jaboatão dos Guararapes
Infelizmente já faz parte da paisagem de vários logradouros jaboatonenses: o acúmulo de lixo e os verdadeiros lixões a céu aberto. Seja por falta de políticas públicas ambientais ou mesmo por falha na coleta. Porém, nada justifica a exposição da nossa sofrida população a tantos vetores de doenças e a tanto descaso. Moradores da Rua Mata Grande, no bairro de Jardim Prazeres, vítimas principais deste escárnio agradecem.
Fábio Júnior, por e-mail
Transporte complementar sucateado
O transporte complementar do Recife e Grande Recife é uma lástima. Tem ônibus que precisa de climatização e não ligam. Com o preço que cobram pela passagem, já daria para suprir minimamente. Além disso, os motoristas não respeitam os passageiros idosos e deficientes, e muito menos as leis de trânsito. Não respeitam sinal de parada, dirigem na contramão... O governo deveria fazer uma fiscalização rígida quanto a isso. Sem falar que os ônibus são velhos, muitos sem a devida manutenção. O empresário só lucra, enquanto que os passageiros sofrem com esse transporte sucateado.
Antônio Carneiro, via redes sociais
Brasileiro quer mudança no governo
Em recente pesquisa nacional mostra que metade eleitores não querem mais nem Bolsonaro e nem Lula. O que os brasileiros querem é a redução do custo de vida, menos juros e inflação controlada para permitir o poder de compra da população, plano de saúde acessível para os bolsos dos aposentados e segurança pública de verdade combatendo a criminalidade.
João Guilherme, por e-mail
Perigo e insegurança na Avenida Norte
Alô, Prefeitura do Recife, Governo do Estado e autoridades competentes. Tenho observado nos últimos meses o crescimento de dependentes químicos na Avenida Norte, próximo ao posto de combustível 24 horas, localizado no bairro de Santo Amaro. Passo por esse local diariamente, à noite, no retorno para a minha residência. Na semana passada, por exemplo, uma mulher visivelmente "alterada" deixou a calçada e ficou no meio da avenida, obrigando o motorista do ônibus que estava a minha frente a desviar. No susto, acabei executando a mesma manobra para evitar um acidente. Nos demais dias passei a observar melhor e percebi que tal local está virando uma cracolândia. Por isso reforço o cuidado aos motoristas que precisam passar por esse local, a fim de evitar algum tipo de exposição à insegurança urbana. Peço que uma atuação das secretaria de assistência social, ressocialização, e até mesmo da Polícia Militar.
Gustavo Henrique, por e-mail
Saídas inexplicáveis de treinadores
Duas notícias me chamaram atenção recentemente no futebol pernambucano: a saída dos técnicos do Retrô, Wires Souza, e do Santa Cruz, Itamar Schulle. No primeiro caso, este jovem técnico Wires, em pouco tempo, fez com que o Retrô mostrasse um futebol dinâmico e vencedor. Inexplicavelmente, ele foi trocado pelo ultrapassado e brigão Milton Mendes para disputa da Série C. No segundo caso, também me causou supressa a saída relâmpago de Itamar. É verdade que nos dois últimos jogos contra o Sport, o Santa foi um time irreconhecível e o técnico foi responsabilizado por isso. A derrota no amistoso contra o Asa foi a gota d'água. Mas, mesmo assim, Schulle tinha muito crédito, pois garantiu o calendário de 2026 para o Santa Cruz (Série D, Copa do Brasil e possivelmente a Copa do Nordeste). Vi alguns comentários dizendo que Itamar estava tendo problemas internos com jogadores, mas na sua despedida não foi isso que se viu.
Marco Wanderley, por e-mail
'Mesada' da CBF
É estarrecedora a notícia de que a CBF dá uma "mesada" aos presidentes das federações de futebol do País na ordem de R$ 215 mil - antes já era um valor absurdo de R$ 50 mil. Isso é um suborno legalizado. Por isso que nas eleições para a presidência da Confederação Brasileira de Futebol, os 27 presidentes estaduais foram 100% favoráveis à reeleição do incompetente Ednaldo Rodrigues. Quem vai ser contra e perder essa mamata? Nenhum desses dirigentes estão preocupados com o futebol brasileiro, com a evolução da seleção, só pensam no enriquecimento às custas de uma entidade promíscua como a CBF.