INFRAÇÃO DE TRÂNSITO | Notícia

Voz do Leitor, 26/03: Prédios residenciais colocam cones e cavaletes e 'obstruem a via indevidamente'

Denúncia do leitor é na Rua Dr. José Maria, nº 600, no bairro da Encruzilhada, que cobra ação da CTTU. A infração está prevista no artigo 246 do CTB

Por JC Publicado em 26/03/2025 às 5:04

Prédios residenciais colocam cones e cavaletes e 'obstruem a via indevidamente'

Alô, CTTU. Gostaria de saber se é permitido a colocação de cones e cavaletes na frente dos prédios para delimitar o espaço público permitido a ser estacionado? Até onde vai meu conhecimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no seu artigo 246, é proibido 'obstaculizar a via indevidamente', sendo considerada uma infração gravíssima, sob pena de multa, agravada em até cinco vezes, a critério da autoridade de trânsito, conforme o risco à segurança. O caso da foto é na Rua Dr. José Maria, nº 600, no bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, mas basta circular por outros bairros da capital para se constatar tal infração de trânsito praticada por síndicos de prédios residenciais de alto padrão, que se acham acima da lei. Tome uma providência e faça valer a lei, CTTU.

Gustavo Henrique, por e-mail

GUSTAVO HENRIQUE / VOZ DO LEITOR
Prédios residenciais colocam cones e cavaletes e 'obstruem a via indevidamente' - GUSTAVO HENRIQUE / VOZ DO LEITOR
 

Rua da Aurora, uma via desperdiçada

Um dos maiores desperdícios no nosso Recife é a Rua da Aurora. Uma via tão icónica, cheia de história, bem que poderia ser transformada numa rua turística e com mais vida... Sendo implementado todos os finais de semana feiras de artesanato, atrações culturais e musicais, espaços para a venda de comidas típicas, movimentação para a prática de atividades esportivas, brinquedos para as crianças se divertirem, dentre outras tantas possibilidades à beira do Rio Capibaribe. Entretanto, a Prefeitura é incapaz de fazer tal mobilização. O Estado é incapaz de oferecer segurança nessa rua, que apesar de linda, está localizada num bairro onde a criminalidade é crescente. Ou seja, em resumo, o nosso poder público é ineficiente. Se isso ocorresse, talvez até os empresários se animassem em investir e abrir bares e restaurantes nas proximidades da Rua da Aurora. Falta visão e boa vontade do prefeito João Campos, que insiste em querer governar a cidade pelas redes sociais.

Carolina Reis, por e-mail

Violência desenfreada

Mais um caso lamentável de ausência de segurança pública em Pernambuco. No último final de semana, um tiroteio em plena luz do dia na Praia do Pina, numa tentativa de homicídio. Vários inocentes no local poderiam ter perdido a vida por nada. Quatro deles ainda ficaram feridos devido aos disparos com arma de fogo. Absurdo a falta de segurança no Estado. Não culpo apenas a atual governadora Raquel Lyra - que tem sua parcela de culpa -, mas os governadores anteriores também são responsáveis pelo caos que está instalado em Pernambuco. A criminalidade vem crescendo a passos alarmantes. Por isso muitos pernambucanos estão indo embora do estado, pois não aguentam mais a atual situação. É vergonhoso ver Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Sergipe... Se desenvolvendo, se tornando locais com boa qualidade de vida, tanto para morar, quanto para turistar, e Pernambuco ladeira abaixo.

Álvaro Andrade, via redes sociais

Requalificação da Estrada de Aldeia

O governo de Pernambuco prometeu iniciar a obra de requalificação da PE-027, mais conhecida como a Estrada de Aldeia. Tal serviço, que está atrasado há décadas, precisa ser feito com urgência. Os veículos mal conseguem trafegar pela via. O risco de um grave acidente - diante da grande quantidade de buracos - é iminente. Antigamente, muitos recifenses optavam por ter a sua 'casa do campo' em Aldeia, para fugir da agitação da capital e conseguir descansar nos finais de semana. Entretanto, atualmente, muitos estão vendendo seus imóveis e optando por investir em Gravatá; pois, apesar de ser mais longe do Recife, ao menos, a BR-232 está em melhores condições que a PE-027.

Fernando Marinho, por e-mail

Demolição sem licenciamento da Dircon

Uma demolição sem licenciamento começou em fevereiro, na Rua Padre Inglês, nº 300, no bairro da Boa Vista, na região central do Recife. Quem está na frente da demolição é a Universidade UNIBRA, que já teve outro caso similar em 2023; quando, decorrente da falta de licenciamento, foi multado na época em R$ 265 mil pela Dircon. Desta vez, a obra interdita até a calçada, onde cerca de 24 barraqueiros trabalham todo dia com autorização da Prefeitura. Os trabalhadores estão impedidos de sair e estão se mobilizando contra a UNIBRA. Pode isso, Dircon?

Sebastião Davi, por e-mail

Valorização da base do Sport

Está mais que provado que destinar dinheiro para as categorias de base não é gasto, mas investimento. Veja aí mais uma joia do Sport se destacando no cenário nacional... O volante Zé Lucas, de apenas 17 anos, será o capitão da seleção brasileira no sub-17 na disputa do Sul-Americano da categoria. Antes dele, o lateral-direito Pedro Lima também teve o mesmo caminho nas seleções de base e, hoje, atual no Wolverhampton, da Inglaterra. No passado não tão distante, tivemos lucro nas vendas do meia Gustavo, do goleiro Maílson, o centroavante Mikael, e por aí vai. Não adianta a diretoria trazer apenas jogadores gringos, também é preciso priorizar e valorizar a nossa base.

Lucas Holanda, por e-mail

Compartilhe