PERNAMBUCO | Notícia

Olho nas obras públicas

Fórum Permanente de Infraestrutura anunciado pela Fiepe visa conferir mais transparência e celeridade às obras em andamento no estado

Por JC Publicado em 02/04/2025 às 0:00

O cronograma do desenvolvimento brasileiro possui atrasos que dependem de obras, muitas vezes, anunciadas como redentoras, e concluídas com dificuldades. Governantes prometem o que a população demanda, inserem nas campanhas eleitorais, colocam placas nas calçadas, mas não contam com os recursos necessários à consecução nos orçamentos. Atrasos também são comuns em razão de problemas detectados pelos órgãos de controle, seja por causa de planejamento mal concebido, seja por desvios de propósito relacionados a indicativos de corrupção.
Para acompanhar o andamento das obras públicas em execução no estado, a Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) lançou o Fórum Permanente de Infraestrutura, na última segunda-feira. Uma iniciativa importante, vinda do setor empresarial, na direção de maior transparência e, com isso, proporcionando meios para a cobrança de eficiência e celeridade dos órgãos públicos e prestadores de serviços responsáveis pelas obras em curso. Para o presidente da entidade, Bruno Veloso, em entrevista ao programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, o Fórum representa uma oportunidade de convergência dos pernambucanos em torno de uma causa coletiva – que podemos apontar como sendo o desenvolvimento estadual, de interesse de toda a população e que extrapola períodos de governo e bandeiras partidárias.
O presidente da Fiepe disse acreditar que a falta de diálogo é um dos motivos pelos quais “as coisas não têm acontecido em Pernambuco”. Trata-se de uma perspectiva que não pode ser desprezada, ainda mais partindo do olhar de um líder empresarial, e de instituição com largo campo de atuação. Cumpre lembrar que muito não aconteceu devido ao desinteresse político e à falta de iniciativa de gestores públicos, em todos os níveis de governo, há vários anos, que se estendem por décadas. Se a Fiepe pode ser um lugar de superação de divergências, nem sempre tão ideológicas quanto se apresentam, é bom que o novo Fórum se consolide como ponto de encontro legítimo de aprimoramento e cobrança daquilo que os pernambucanos precisam para seguir em frente, de maneira mais rápida, no caminho do desenvolvimento econômico e social.
O acesso às informações sobre as obras públicas em andamento será aberto a qualquer cidadão, de acordo com a Fiepe. Boletins periódicos serão disponibilizados, permitindo a atualização dos dados em prol da transparência. E da aceleração do que se encontra em estágio de implantação, mas demora a ser concluído, gerando inquietação no empresariado e na população em geral. E os investimentos em infraestrutura são compreendidos como fatores que contribuem para um ambiente de negócios capaz de atrair novos investimentos. Sem isso, Pernambuco pode continuar a perder competitividade para outros estados do Nordeste. Neste sentido, o Fórum pode desempenhar um papel crucial de apoio ao setor público, definindo consensos e concentrando atitudes para o bem coletivo.

Compartilhe