George Darmiton: Graduação em Inteligência Artificial no CIn-UFPE, uma necessidade que agora é realidade
Diante da franca expansão da área de IA, os atuais cursos de computação não comportam mais a diversidade de conhecimento necessária

Inovações no campo da Inteligência Artificial (IA) continuam a moldar a forma como construímos a nossa sociedade. A IA é cada vez mais mencionada e discutida, tanto no ambiente profissional quanto em momentos de lazer. Em outras palavras, a IA permeia o nosso cotidiano, independentemente de estarmos cientes ou não de sua existência.
A Inteligência Artificial é um ramo da Ciência da Computação que tem o objetivo de construir máquinas capazes de realizar tarefas que tradicionalmente requerem inteligência humana, tais como raciocinar, aprender e agir. Como exemplos, temos acesso a diversas aplicações que habilitam os computadores a manipular imagens e vídeos, a ouvir comandos de voz e a respondê-los, a gerar, resumir e traduzir textos, a analisar e extrair informações de grandes quantidades de dados de maneira automática. Para que esta "mágica" ocorra, existem pessoas por trás dos bastidores escrevendo programas de computador.
Diante da franca expansão da área de IA, os atuais cursos de computação não comportam mais a diversidade de conhecimento necessária para termos especialistas nesta emergente área. Daí, urge a necessidade de um novo curso com uma maior carga horária focada nas tecnologias que envolvem os domínios de ferramentas e de métodos de IA.
Todas essas aplicações e tecnologias de visão computacional, de processamento de linguagem natural e de ciência de dados fazem parte da grade curricular do novo curso. Os egressos do curso terão conhecimento sobre os fundamentos da IA, como ela funciona, como usá-la e quais seus riscos. Além disso, formaremos profissionais capazes de desenvolver as mais diferentes ferramentas e tecnologias relacionadas à IA, e que conseguem não só entender como essas ferramentas funcionam, mas também como desenvolvê-las de maneira ética e segura.
IA é o curso de graduação caçula do Centro de Informática (CIn) da UFPE, que já conta com os cursos de Ciência da Computação, de Engenharia da Computação e de Sistemas de Informação. O dia a dia dos alunos será ainda mais rico com a integração entre os quatro cursos que têm a computação como base, além do convívio com alunos de mestrado, de doutorado e de especializações, e várias outras atividades proporcionadas pelo CIn-UFPE aos seus alunos.
Ciente de que as inovações em IA evoluem rapidamente, o bacharelado em IA possui nove semestres recheados com um conteúdo atual, avançado e flexível que permitirá a especialização dos alunos nas mais diversas áreas relacionadas à IA. O curso de graduação em Inteligência Artificial nasce olhando para o futuro, com o objetivo de formar profissionais capacitados não só para lidar com as tecnologias atuais, mas, principalmente, formar profissionais preparados para o alvorecer das mudanças que constantemente nos avizinham.
George Darmiton. Coordenador do Bacharelado em Inteligência Artificial. Membro da Academia Pernambucana de Ciências e Professor Titular do CIn-UFPE