O que é economia circular e como essa prática muda as estratégias empresariais
Para o setor empresarial, adotar os princípios da economia circular não se resume à questão da sua responsabilidade ambiental..........

A economia circular traduz-se num modelo regenerativo inspirado nos sistemas naturais que propõe a mudança para um ciclo produtivo fechado, colocando sua ênfase na redução da extração de recursos naturais e na redução de resíduos, por meio do reaproveitamento de materiais e da reciclagem, para, desta forma, minimizar os impactos do modelo tradicional de economia linear. A economia circular vai, efetivamente, mudar as estratégias empresariais.
No modelo de economia linear, os recursos naturais são extraídos, transformados em produtos, posteriormente consumidos e, em muitos casos, descartados sem qualquer tipo de reaproveitamento significativo, gerando pressão significativa sobre os ecossistemas e agravando a degradação ambiental.
Já a economia circular propõe um ciclo fechado no qual o resíduo é visto como um recurso potencial. O objetivo é manter os produtos, os materiais e os recursos em uso durante o maior período possível e recuperá-los e regenerá-los, no final da sua vida útil, minimizando o desperdício e a necessidade de extrair recursos naturais. Isso contribui para a preservação do ambiente, dos ecossistemas e da biodiversidade, e reforça o combate às alterações climáticas.
Para o setor empresarial, adotar os princípios da economia circular não se resume à questão da sua responsabilidade ambiental. Ao aderir ao modelo circular, as empresas podem reduzir os custos operacionais, melhorar a eficiência no uso dos recursos e, simultaneamente, inovar, quer ao nível dos modelos de negócio, quer na criação de novos produtos e processos.
Outros aspetos importantes são a redução da dependência de matérias-primas escassas, em particular os materiais não renováveis, e as oportunidades de diferenciação no mercado e no campo da inovação tecnológica. Além disso, pode representar novas fontes de receita, evoluindo para modelos de negócios baseados em serviços como a locação de produtos ou o ecodesenho para desmontagem e reciclagem.
Neste mês de maio, o World Circular Economy Forum (WCEF) desembarca em São Paulo, colocando o Brasil em destaque no debate global sobre a sustentabilidade empresarial. Este fórum constitui uma oportunidade para o setor empresarial brasileiro se posicionar nas redes globais de discussão sobre práticas sustentáveis, trocar experiências e avançar para soluções inovadoras, e desta forma se preparar para os desafios ambientais e econômicos que hoje o mundo enfrenta.
Em sua nona edição, o WCEF vai explorar o potencial das soluções tropicais para o crescimento sustentável, o poder da economia regenerativa e as estratégias de uma bioeconomia — contando com o papel indispensável do setor produtivo na condução da transição para uma economia circular. O evento vai ocorrer no espaço público mais visitado da maior metrópole da América Latina: o Parque do Ibirapuera, nos 13 e 14 .
Nos dias 15 e 16, também haverá muita atividade acontecendo por lá: sessões de aceleração dos parceiros do WCEF ao redor do mundo e online para todos que quiserem acompanhar. O WCEF pela primeira vez na América do Sul! É uma excelente notícia!
Filipa Malafaya , graduada e doutora em engenharia civil, além de consultora em projetos de sustentabilidade e diretora-executiva da 3R Soluções Ambientais Inteligentes