opinião | Notícia

Uma nomeação não apenas acertada, mas legítima, urgente, histórica e necessária

Carta de Apoio à nomeação de Flávia Frédou para Diretoria Científica da Fundação dee Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe)

Por ROSÁRIO ANDRADE Publicado em 07/05/2025 às 0:00 | Atualizado em 07/05/2025 às 11:16

Viemos, por meio desta, manifestar nosso firme e irrestrito apoio à nomeação da Dra. Flávia Lucena Frédou para a Diretoria Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), decisão soberana e plenamente respaldada pela legalidade e legitimidade do cargo exercido pela governadora do Estado.

A Dra. Flávia Frédou reúne excelência acadêmica, experiência institucional e compromisso social. Sua atuação ética, competente e sensível às desigualdades estruturais do campo científico a coloca como uma liderança incontestável na ciência pernambucana — e uma voz absolutamente qualificada para contribuir na Diretoria Científica da FACEPE.

No último processo de consulta à comunidade científica, representada pelos membros permanentes de programas de pós-graduação nível 4 a mais, foram alcançados os seguintes percentuais: Walter Correia (35,25%), Flavia Frédou (32,54%) e Severino Júnior (32,21%). Ou seja, a comunidade sinalizou que os três representariam bem a ciência do estado de Pernambuco. A consulta, como é sabido, tem natureza consultiva e não deliberativa. A decisão cabe, portanto, à governadora, que, ao optar por Flávia Frédou, não apenas respeita as regras institucionais como reafirma sua visão estratégica e de futuro para a ciência no Estado.

Mais do que isso: a nomeação da Dra. Frédou corrige uma grave distorção histórica. Em toda a trajetória da FACEPE, apenas duas mulheres presidiram a Fundação. No cargo que será ocupado por Frédou, apenas uma outra mulher — e por um curto período de um ano — esteve presente. Sua chegada representa, portanto, um avanço institucional e simbólico incontornável. Trata-se da segunda mulher a ocupar este posto em toda a história da Fundação, um fato que, por si só, deveria ser motivo de celebração por parte de uma comunidade que preza pelo avanço científico, ético e social.

É preciso reconhecer, com coragem, que a ciência não é neutra. Ela reflete — e muitas vezes perpetua — estruturas de poder, assimetrias de gênero, e lógicas excludentes. A nomeação de uma mulher cientista, reconhecida nacional e internacionalmente, com trajetória comprometida com os desafios locais e com a justiça epistêmica, não é um detalhe — é uma decisão política e transformadora. Trata-se de um gesto que alinha Pernambuco aos compromissos assumidos pelo Brasil com a Agenda 2030 da ONU, em especial o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 5: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Causa-nos estranheza e indignação a reação desproporcional e ruidosa de certos setores diante dessa escolha legítima. Tentativas de desqualificação, insinuações ou questionamentos velados não apenas desrespeitam a prerrogativa da governadora, como revelam o desconforto diante de um cenário que rompe com o velho modelo de exclusão. O incômodo não é técnico — é estrutural, e precisa ser nomeado como tal.

Acreditamos que a ciência só cumpre seu papel social quando incorpora a diversidade em sua composição e em suas decisões. E é justamente por isso que reiteramos nossa confiança plena na capacidade da Dra. Flávia Frédou de exercer com excelência sua função como diretora científica da FACEPE.

Sua nomeação não é apenas acertada: é legítima, urgente, histórica e necessária.

Atenciosamente,

Rosário Andrade - UFRPE/DECISO - Núcleo de Pesquisa-ação Mulher e Ciência

Danielli Matias de Macedo Dantas (Pró-Reitora de Ensino de Graduação) - UFRPE

Andreza Leite - UFRPE/DC

Giovanna Machado - CETENE

Joseana Maria Saraiva - UFRPE/DCC

Zulma Medeiros - Fiocruz e UPE

Mércia Oliveira - CETENE

Andrezza Carolina Carneiro Tomás - IFPE

Claudete Fernandes Pereira -UFPE

Renata Valéria Regis de Sousa Gomes - Pró-Reitora de Extensão/UFRPE, Coordenadora do LAMEL/UFRPE e Membro da Sigma Xi - Cornell University (EUA)

Maria José de Sena-UFRPE(Reitora) e Membro da APC

Maria do Socorro de Lima Oliveira (Vice-reitora) UFRPE

Maria do Socorro de M. Cavalcanti -UPE

Ana Paula Paim - UFPE

Lorena Lima de Moraes- UFRPE/UAST

Maria Madalena Pessoa Guerra - UFRPE/DMV e Membro da APC

Alfredo Olivera Gálvez - UFRPE (coordenador do curso de Aquicultura)

 

Compartilhe