Jornalismo | Artigo

106 anos do JC: "A força da informação seguirá", diz João Carlos Paes Mendonça

Manter firmes os veículos que são comprometidos com a verdade é um ato também de cidadania e compromisso coletivo. Assim é o Jornal do Commercio.

Por JOÃO CARLOS PAES MENDONÇA Publicado em 03/04/2025 às 1:23 | Atualizado em 03/04/2025 às 15:37

As últimas duas décadas foram das mais desafiadoras para os veículos de comunicação. Das mudanças nas plataformas até a pluralidade de narrativas, o Jornal do Commercio sempre buscou estar um passo à frente e disponibilizar para o leitor uma cobertura equilibrada, priorizando as preocupações da sociedade e com a sociedade, apontando caminhos com base em análises de fontes confiáveis.

Nos tempos em que a Inteligência Artificial também é usada para confundir, ter uma marca responsável e comprometida com a coletividade é, para mim, motivo de orgulho.

São 106 anos de existência do Jornal do Commercio, onde desde 1987 acompanho de perto por ter assumido a responsabilidade de manter erguido um conjunto de forças voltados para os interesses do pernambucano, do nordestino e do brasileiro.

Me orgulho de levar adiante um conglomerado responsável e formado por um time competente, conectado com as tendências e, por vezes, protagonizando os avanços do setor, sempre isento, sem amarras políticas e capaz de questionar as lideranças de forma tão respeitosa quanto firme.

Em muitos momentos partiram de Pernambuco, do Sistema Jornal do Commercio, inovações marcantes para o setor, como a entrada com força e de forma estruturada no universo online, ainda em 1996. Desde então, procuramos nos renovar constantemente, entendendo os caminhos mais viáveis para o leitor.

Hoje, o novo portal irá consolidar, em um único espaço e de forma objetiva, as principais informações disponíveis nos veículos do SJCC visando entregar ao leitor o máximo de serviço em um único lugar.

Ao longo da nossa história, abraçamos discussões estruturadoras para os pernambucanos. Defendemos projetos de impacto e que refletissem na economia da região, por vezes tão precária.

Com o nosso alcance, estimulamos debates e reivindicações e, junto à sociedade, contribuímos para a melhoria de serviços e esclarecimentos de direitos.

A Comunicação, que sempre teve um papel fundamental na história da sociedade, hoje se faz ainda mais necessária, principalmente quando confundem propositadamente a população.

Em tempos em que as informações falsas ganham contornos de "verdade",  manter firmes os veículos que são comprometidos com os fatos é um ato também de cidadania e compromisso coletivo. Assim é o Jornal do Commercio em seus 106 anos de existência.

*João Carlos Paes Mendonça, presidente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação