Eduardo Loyo: Pernambuco - Portão Internacional do Nordeste
O crescimento das conexões aéreas internacionais tem sido um dos destaques da gestão. No início do atual governo, o Estado contava com três destinos

Por meio de uma série de ações estratégicas, o Governo de Pernambuco tem reposicionado o estado como protagonista no turismo nacional e internacional. Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, o setor passou por uma reestruturação, com foco na ampliação da malha aérea, promoção do destino Pernambuco e no fortalecimento de parcerias com operadores de viagens.
Ao longo do ano de 2023, o Aeroporto Internacional dos Guararapes registrou um recorde histórico de movimentação: 9 milhões de passageiros. Em 2024, o número já ultrapassa 9,6 milhões, com uma média de 216 voos diários, entre pousos e decolagens — desempenho bem superior ao registrado em capitais como Salvador e Fortaleza – 7,5 milhões e 5,6 milhões, respectivamente.
O crescimento das conexões aéreas internacionais tem sido um dos destaques da gestão. No início do atual governo, o Estado contava com apenas três destinos fora do país: Lisboa, Buenos Aires e Montevidéu, somando cerca de 10 voos semanais. Hoje, Pernambuco oferece nove destinos internacionais, operados em 12 rotas por seis companhias aéreas, totalizando 39 frequências semanais.
Entre os novos voos estão origens como Orlando, Madri, Assunção e Porto com a Azul; Santiago com a Latam; Córdoba e reforço para Buenos Aires com a Gol; além da entrada da low cost JetSmart e da Iberia, esta última que passará a operar cinco voos semanais para a capital espanhola. Esse desempenho projetou Pernambuco à frente de estados vizinhos, como Bahia e Ceará, que oferecem, respectivamente, sete e seis destinos internacionais, com até 29 frequências semanais.
O avanço é fruto de uma política articulada entre o Governo Raquel Lyra, companhias aéreas e trade turístico, que inclui ações de promoção nos principais mercados emissores de turistas até campanhas de publicidade. Por ano, Pernambuco participa de mais de 150 eventos do setor e firmou 20 parcerias com operadoras de turismo nacionais e internacionais — números inéditos.
Mais do que isso, para cada nova rota internacional conquistada, existe um aguerrido trabalho negocial do Governo, desde a participação em rodadas de negociação em feiras especializadas, elaboração de business case, com estudo de catchment area e load factor, passando por compromissos de contrapartidas assumidos, sempre pautados na divulgação dos destinos pernambucanos, em planos de mídia e incentivos fiscais.
A expectativa do Governo é seguir ampliando a malha aérea e consolidar Pernambuco cada vez mais como o principal portão de entrada de turistas internacionais no Nordeste. A governadora Raquel Lyra reforça que os objetivos são claros: atrair visitantes, gerar emprego e renda e projetar Pernambuco no cenário internacional do turismo!
Eduardo Loyo – Presidente da EMPETUR