Arena de Pernambuco: 11 anos e uma nova história
Ainda há muito a se fazer e aprender, mas a Arena de Pernambuco vive um novo momento, ajudando a elevar o Estado aos mais altos patamares.

A Arena de Pernambuco foi inaugurada com grandes expectativas, prometendo ser um equipamento multiuso com instalações modernas, conforto e segurança, marcando o início de uma nova era para o esporte pernambucano.
Em 2013, a abertura oficial contou com um amistoso entre o Náutico, clube pelo qual sou torcedor fervoroso, e Sporting/LIS. A estrutura e grandiosidade da já encantou a todos. Em seguida, a Copa das Confederações e a Copa do Mundo foram realizadas de forma satisfatória, trazendo alegria a torcedores de todo o mundo.
Ocorre que, nem tudo ocorreu como esperado. Em 2018, o time alvirrubro voltou aos Aflitos e à Arena restou alguns poucos jogos de maior público, como alternativa à imprevistos nos demais estádios, além de alguns esporádicos eventos.
Entretanto, desde o início de 2023, a Arena entrou em uma nova fase. Tornando-se, além do centro esportivo, centro de transformação e inclusão social. Na comemoração de 10 anos, passou a abrigar o CFE - Centro de Formação de Esportes, em parceria com a Secretaria de Esportes do Estado, recebendo alunos de escolas públicas para iniciação em mais de 09 modalidades esportivas. Também em parceria com a mesma secretaria, recebe o programa de Desenvolvimento do Futebol Feminino, com mais de 150 atletas.
Bateu recordes de público e contou com faturamento histórico no primeiro trimestre deste ano. O caráter multiuso foi evidenciado, também, com eventos festivos como carnaval e outras datas, reativação do "Tour na Arena" e parceria com o Instituto de Autismo, oferecendo vagas e atividades inclusivas, demonstrando o compromisso do Governo Raquel Lyra com a responsabilidade social.
Em breve, a Arena, ainda, retomará o selo verde de consumo de energia, e conta com redução de custo total mensal em quase 30%, desde meados de 2023.
Sem falar de investimentos viários significativos como a triplicação da BR-232, principal via de acesso.
Às vésperas de completar 11 anos, a FIFA elegeu a Arena de Pernambuco como a 4ª melhor do país, sendo a 1ª entre as públicas. Como consequência, foi escolhida entre as 10 sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027, comprovando o compromisso da Governadora com a igualdade de gênero e a importância do esporte como instrumento de transformação social.
Ainda há muito a se fazer e aprender, mas a Arena de Pernambuco vive um novo momento, ajudando a elevar o Estado aos mais altos patamares.
Eduardo Loyo , presidente da EMPETUR