OPINIÃO

COMPAZ: compromisso que se renova

Hoje é um dia muito simbólico para o Recife: a Prefeitura entrega mais uma unidade do COMPAZ, as Fábricas de Cidadania da cidade, que têm feito a diferença nos territórios onde estão instaladas.

Imagem do autor
Cadastrado por

MURILO CAVALCANTI

Publicado em 02/03/2024 às 0:00 | Atualizado em 02/03/2024 às 9:46
Notícia
X

Outro simbolismo marcante nesta data é a continuidade de uma política pública exitosa estabelecida no mandato do ex-prefeito Geraldo Julio. Não é muito comum, no Brasil, governantes, ainda que sejam do mesmo partido, dar continuidade às iniciativas de gestões passadas.

Para o bem do Recife, o prefeito João Campos entrega hoje à população o COMPAZ Professor Paulo Freire, no bairro do Ibura. Uma belíssima obra de arquitetura e engenharia, mas sobretudo um projeto de transformação social, fortalecimento comunitário e promoção da cidadania. O COMPAZ Professor Paulo Freire chega como indutor de mudanças em uma região da cidade de baixo índice de desenvolvimento humano (IDH), alto desemprego juvenil, presença do tráfico de drogas e outras atividades ilícitas.

Neste momento, em que a violência se alastra em toda a América Latina, deixando um rastro de destruição, a Prefeitura do Recife assume e cumpre seu papel realizando programas, ações e iniciativas - como o COMPAZ - que cabem ao município. O COMPAZ é uma política pública de prevenção social ao crime testada e aprovada. As quatro unidades em pleno funcionamento na cidade têm obtido em seus territórios resultados espetaculares na redução da violência, na geração de oportunidades para jovens, na oferta de cultura, esporte e lazer, além de toda uma gama de serviços públicos como o Conecta Recife, responsável por diminuir distância éticas, físicas e morais entre a cidade formal e a cidade periférica.

Além dos brilhantes resultados locais, a Rede COMPAZ tem inspirado programas em outros estados brasileiros, como é o caso da Rede Usina da Paz, no Pará, que desde 2018 vem reduzindo a violência nos territórios onde está instalada. O COMPAZ também é a política de cidadania mais premiada do Brasil. Entre os prêmios recebidos, está o da Oxfam Brasil/Cidades Sustentáveis, que concedeu ao COMPAZ, em 2019, o certificado de política pública que mais reduziu as desigualdades sociais no Brasil. Não é pouco.

No último dia 16 de fevereiro, o prefeito João Campos esteve na sede da ONU, em Nova Iorque, recebendo a mais alta condecoração concedida pelas Nações Unidas a uma política pública. O governo do presidente Lula estabeleceu, recentemente, o CONVIVE, iniciativa inspirada na Rede COMPAZ do Recife. Sessenta unidades do CONVIVE serão construídas nas cidades brasileiras que apresentam maior taxa de homicídios. É motivo de muito orgulho para nós, que concebemos o modelo de gestão e a linha pedagógica do COMPAZ, receber tantas premiações e tantos reconhecimentos de entidades públicas, ONGs e da sociedade civil. Mas, o mais importante é saber que a Rede COMPAZ está se expandindo na nossa cidade. No final do mês de abril, entregaremos mais uma fábrica de cidadania na comunidade Bode/Encanta Moça, junto a um conjunto residencial que contemplará mais de 800 famílias de baixa renda - forma correta de intervenção, que evita a degradação do habitacional e permite que seus moradores acessem equipamentos públicos de qualidade, garantindo dignidade para estas pessoas.

Para a Rede COMPAZ, a vida é o valor máximo e não há um só propósito ou ideia que justifique o uso da violência. Aliás, essa frase estará cravada na placa de inauguração do COMPAZ Professor Paulo Freire, sendo um recado claro da Prefeitura do Recife, sob a liderança do prefeito João Campos, de que essa gestão não abrirá mão do seu compromisso de preservar vidas, principalmente dos nossos jovens, o maior patrimônio de uma nação.

Viva Paulo Freire.

Viva o povo do Ibura.

Viva a Rede COMPAZ!

Murilo Cavalcanti , secretário de Segurança Cidadã da cidade do Recife e Gestor da Rede COMPAZ

 

Tags

Autor