OPINIÃO

Graf Spee

Quem quiser saber o motivo da recente briga das torcidas brasileira e argentina no Maracanã, procure informações sobre a atuação do Graf Spee na Segunda Guerra. Tá tudo lá

Imagem do autor
Cadastrado por

ARTHUR CARVALHO

Publicado em 20/12/2023 às 0:00 | Atualizado em 20/12/2023 às 18:45
Notícia
X

Houve tempo, na Segunda Guerra, em que as belonaves mais poderosas, eram os couraçados (ou encouraçados). O leitor desculpe, mas conto tudo de memória baseada no rádio Philco, de 12 válvulas, de meu pai, que transmitia os noticiários da BBC de Londres para o Brasil, diretamente às oito da noite, e na revista Em Guarda, em ótimo papel e com lindas fotos coloridas. E depois, os livros de Churchill sobre o assunto.

Os Estados Unidos tinham dois grandes e poderosos couraçados, o Mississippi e o Missouri. Os japoneses, dois ainda maiores, cujos nomes esqueço, e já no fim do conflito, Hitler mandou construir o gigantesco Bismarck, que afundou muitos navios da orgulhosa Marinha Real Inglesa. O estrago foi tanto que Churchill deu aos seus comandados a famosa e definitiva ordem: "Afundem o Bismarck!" E, por ironia do destino, o poderoso Bismarck só afundou porque um pequeno avião de caça de um porta-aviões britânico acertou um tiro em seu Leme, deixando-o à deriva, num mar revolto de tempestade.

Mas de quem eu quero falar mesmo é do lendário "encouraçado de bolso" alemão, o Graf Spee. "De bolso" por ser de menor tonelada do que os outros existentes. Apesar de pequeno, ou por isso mesmo, ele possuía artilharia moderníssima e sofisticada, permitindo-lhe atirar nos inimigos e escapar deles, fugindo em alta velocidade.

Sua área de ação e manobra preferida eram as águas do litoral Platino, entre a Argentina e o Uruguai, refugiando-se, quando necessário, em seus portos, tidos como "neutros" - assim mesmo, com aspas. Ou seja, "neutros" para acolher as belonaves nazistas, como o Graf Spee, menino de ouro do Führer, até ser afundado pelo seu próprio comandante Hans Langsdorff, em Montevidéu, ocultando informações técnicas e confidenciais dos aliados.

Quem quiser saber o motivo da recente briga das torcidas brasileira e argentina no Maracanã, procure informações sobre a atuação do Graf Spee na Segunda Guerra. Tá tudo lá.

Tem razão o companheiro Lula. A democracia relativa de Maduro lhe dá o direito de invadir covardemente um país vizinho para afanar seu petróleo. Ainda bem que José Múcio já avisou que cara que mamãe beijou, vagabundo nenhum põe a mão. Ou seja, ninguém invadirá território brasileiro para servir de beco. Pernambuco de pêsames com o falecimento de meus queridos amigos, o pintor Zé Cláudio e o Des. Gondim.

Arthur Carvalho, da  Associação da Imprensa de Pernambuco - AIP.

 

Tags

Autor