ARTIGO

Cem anos de José Cavalcanti Neves, meu pai

"Para celebrar os 100 anos dele, comemorados neste 3 de julho, quero falar do advogado, do presidente da Ordem, do animal político, do excelente marido, do meu pai José Cavalcanti Neves". Leia o artigo de José Neves Filho

Imagem do autor
Cadastrado por

José Neves Filho

Publicado em 03/07/2021 às 6:02
Notícia
X

Fragmentos das histórias do defensor dos direitos humanos e militante da OAB José Cavalcanti Neves, do homem público, muitos já ouviram ou leram em jornais. Para celebrar os 100 anos dele, comemorados neste 3 de julho, quero falar do advogado, do presidente da Ordem, do animal político, do excelente marido, do meu pai José Cavalcanti Neves.

É grande a influência exercida na minha vida, e não só porque tive a honra de receber o seu nome - o que me trouxe responsabilidade extra. Vejo os valores de papai comigo e repassados a meus 11 irmãos; são princípios que seguem para as gerações seguintes. Na nossa infância, José Cavalcanti Neves foi um pai presente. Eu nunca esqueço do meu curioso medo da bola de futebol, vencido com a ajuda dele. Na adolescência, papai era vigilante. Adulto, preocupado. E aqui me permitam uma confissão: na vida doméstica, a presença dele era tão forte quanto na vida pública. Sempre foi prazeroso para mim saber que, após audiências e debates importantes para os clientes, para o meio jurídico e para a democracia brasileira, nós, os Neves, o tínhamos conosco. Fosse como guia do cortejo festivo em um ônibus rumo ao engenho Sagui, em Paudalho, de tio Fernando e tia Lúcia; ou no centro das rodas de conversas na área social da nossa agitada casa no Rosarinho, onde ele continua vivendo hoje e na qual desfrutou momentos felizes ao lado de sua apaixonada Célia, esposa e conselheira durante 79 anos de união.

Neste aniversário não teremos festa, como papai sempre gostou - a pandemia não permite, mas comemoração grandiosa, há. Será um centenário especial por vários motivos - pela rememoração de sua história e por ele, para felicidade nossa, ainda estar entre nós, presença que a todos é de conforto e estímulo. Vamos celebrar um centenário de dedicação ao outro, de lealdade, honestidade e trabalho. Continuamos meninos para José Cavalcanti Neves, esse cidadão que ganhou prestígio nacional, pela sua bagagem intelectual, pelo que dizia, pelo que fazia em defesa do indivíduo e pela preservação das leis. Na minha maturidade, só aumenta a admiração que tenho por meu pai. Ele, que ensinou e ensina a advogados, filhos, netos e bisnetos a seguir a vida com altivez e sem medo. Meu sentimento é só de gratidão. São 100 anos de gratidão.

José Neves Filho, advogado, ex-vereador, ex-secretário do Recife e filho de José Cavalcanti Neves

 

  *Os artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do JC

Tags

Autor