guerra | Notícia

Ucrânia: Zelensky diz estar pronto para cessar-fogo se Rússia aceitar pausa de 30 dias

Ucranianos se negaram a garantir segurança das autoridades que forem à Rússia para as celebrações do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial

Por Estadão Conteúdo Publicado em 03/05/2025 às 21:34

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, disse estar pronto para um cessar-fogo com a Rússia a partir deste sábado (3), caso o país rival aceite uma trégua de, pelo menos, 30 dias. "Esse é um prazo razoável para preparar os próximos passos. A Rússia precisa parar a guerra - cessar seus ataques e bombardeios", escreveu Zelensky em seu perfil da rede social X.

Na mesma publicação, o mandatário ucraniano disse estar se preparando para importantes reuniões e negociações de política externa. "A questão fundamental é se nossos parceiros conseguirão influenciar a Rússia a aderir a um cessar-fogo total - um silêncio duradouro que nos permitiria buscar uma saída para esta guerra. No momento, ninguém vê tal prontidão por parte da Rússia. Pelo contrário, sua retórica interna é cada vez mais mobilizadora", completou, pedindo sanções à energia e aos bancos russos para pressionar o país a parar os ataques.

Mais cedo neste sábado, 3, Zelensky negou a proposta de uma trégua de 72 horas proposta pela Rússia em virtude das comemorações do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial, em 9 de maio. Os ucranianos também se negaram a garantir a segurança das autoridades que forem a território russo para as celebrações.

Zelensky disse ainda que a conversa com o presidente dos Estados Unidos Donald Trump realizada no Vaticano no mês passado foi a melhor entre eles até agora. No encontro foram discutidas sanções americanas e defesas aéreas ucranianas.

Lula estará em Moscou

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve desembarcar em Moscou no próximo dia 8 para participar do evento. A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, já está em solo russo.

Saiba como se inscrever na newsletter JC

Compartilhe