conflito | Notícia

Trump afirma ter discutido fim da guerra na Ucrânia com Putin

Presidente americano promete apresentar plano concreto para encerrar o conflito durante Conferência de Segurança de Munique

Por Maria Clara Trajano Publicado em 09/02/2025 às 13:31

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou ter mantido conversas telefônicas com o presidente russo, Vladimir Putin, sobre como encerrar a guerra na Ucrânia.

Em entrevista ao jornal New York Post, Trump afirmou que Putin deseja ver o fim das mortes no conflito.

"Ele quer que as pessoas parem de morrer", disse o republicano, sem detalhar quantas vezes teria conversado com o líder russo, mas reforçando que possui um "plano concreto" para resolver a crise.

Plano de paz será apresentado em Munique

Trump anunciou que "provavelmente" se reunirá com o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, ainda nesta semana. Além disso, reiterou sua intenção de dialogar com Putin para discutir uma solução para o conflito.

O republicano, que durante sua campanha eleitoral prometeu acabar imediatamente com a guerra na Ucrânia, planeja apresentar seu plano durante a Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, que acontece na próxima sexta-feira (14), conforme informou a agência Bloomberg.

A Rússia já confirmou estar em contato com a administração de Trump sobre o tema, mas detalhes do plano ainda não foram divulgados. O presidente americano não especificou como alcançaria a paz, mantendo em sigilo sua estratégia para resolver uma das crises mais complexas da atualidade.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Compartilhe