Colégio Madre de Deus é destaque em olimpíada nacional de Biologia e fortalece histórico de excelência
Instituição conquista ouro e outras medalhas na Olimpíada Brasileira de Biologia, além de resultados em universidades nacionais e internacionais
Clique aqui e escute a matéria
O Colégio Madre de Deus rendeu a Pernambuco mais um momento de glória: dois alunos da instituição conquistaram medalhas (uma de ouro e uma de bronze) na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), uma das principais competições científicas do País.
A conquista representa os efeitos de uma estratégia pedagógica de longo prazo: ao garantir uma vaga na etapa prática no Instituto Butantan, a instituição prova que o ensino em Pernambuco atingiu o patamar das melhores escolas do país.
A OBB mobiliza talentos de todo o país por meio de desafios que transcendem o conteúdo técnico, exigindo raciocínio crítico e a aplicação prática em pilares como sustentabilidade, saúde e inovação. Esse êxito reflete a solidez acadêmica do colégio, que ostenta um histórico robusto de aprovações nas universidades mais prestigiadas do mundo, consolidando a preparação de seus alunos para os cenários mais competitivos.
O medalhista de ouro Heitor Henrick, de 16 anos, afirma que a conquista é uma confirmação de que a estratégia, o esforço e a dedicação do dia a dia, não só em relação a biologia, mas em todas as outras áreas, compensam. "E o fato de ser uma área que sempre tive muito apreço e ainda mais com o título de ouro, me deixa mais feliz e com mais certeza de que estou trilhando o caminho certo, em conjunto com minha família e meus professores", complementa.
O estudante relata ter uma rotina de estudos focada especialmente em prestar atenção às aulas e na prática de questões. "Os professores foram fundamentais nesse processo, já durante as aulas, os conteúdos são abordados com profundidade e elementos com conexão ao cotidiano, tornando o conhecimento palpável e mais fácil de ser gravado, tudo isso conta muito na realização de qualquer prova. O Madre de Deus fornece muitos mecanismos, como monitorias de diversas matérias no período da tarde, seja qual for o objetivo, desde melhorar algo necessário até se aprofundar em algum conteúdo de interesse", acrescenta.
Heitor ainda não decidiu o curso que pretende seguir, mas cogita Medicina. Ele já coleciona algumas aprovações, como o 7º lugar em Ciências Contábeis na UFPE e em Direito na UPE. Além disso, conquistou 2 medalhas de ouro e 1 de prata na Olimpíada de Geografia.
Para o estudante Theo de Souza, de 17 anos, a conquista da medalha representa uma parcela de uma jornada de estudos que já vem trazendo resultados ao longo da sua vida acadêmica. "Fico feliz pela conquista, porque isso prova que estou no caminho certo e me dá mais forças para buscar meus próximos objetivos", conta o aluno que recebeu a medalha de bronze.
"O suporte do colégio foi essencial. A coordenação por sempre oferecer ambientes de estudo além do horário das aulas, atendimentos personalizados para os estudos e estímulo constante aos resultados; os professores por sempre aprofundarem muito bem as aulas, além de trazerem perspectivas múltiplas acerca de todos os temas de forma objetiva que me faz enxergar os assuntos difíceis como simples", pontua
Ver essa foto no Instagram
Theo, que pretende cursar Medicina, decidiu se desafiar com a competição para ter parâmetros quando à viabilidade do seu objetivo. Na sua trajetória, ele coleciona:
- 3 medalhas de ouro na Olimpíada Canguru de Matemática;
- 1 de prata e 1 de bronze na Olimpíada Brasileira de Raciocínio lógico (OBRL);
- 1 medalha de ouro e 1 de prata na Matemática Sem Fronteiras;
- 1 medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA);
- 1 medalha de prata, além de quatro conquistas de honra ao mérito na Olimpíada Pernambucana de Química (OPEQ);
- 1 medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
"Além das olimpíadas, no 2° ano do Ensino Médio, fui aprovado em Engenharia Mecânica no Insper, em Medicina na FPS e na 2° fase da Unicamp em Ciências Biológicas - Medicina. Nesta última, como treineiro do 2° ano só existia a possibilidade de Ciências Biológicas, que abrange Medicina e todos os outros cursos da área de saúde", acrescenta.
Entre outros resultados recentes, o Madre de Deus alcançou 100% de aprovação no Insper, uma das principais referências em ensino de negócios e economia no país, além de registrar aprovações em universidades internacionais de prestígio, através do programa High School, diferenciado na região.
Para o CEO do colégio, Gerez Figueiredo, o desempenho é fruto de uma proposta educacional estruturada ao longo dos anos: “Os resultados são consequência de um trabalho consistente, que acompanha o aluno em toda a sua formação.”
“Existe um foco claro em desenvolver autonomia intelectual, pensamento crítico e domínio de conteúdo em alto nível”, finaliza.