ENERGIA | Patrocinada

Neoenergia Pernambuco reforça rede elétrica no Estado para o período chuvoso

Com ações preventivas, distribuidora busca reduzir interrupções e garantir segurança durante o período de chuvas mais intensas que se inicia

Por JC360 Publicado em 16/05/2025 às 18:05

Para ampliar a qualidade e a continuidade do fornecimento de energia no Estado, a Neoenergia está investindo na preparação do sistema elétrico devido a chegada do período chuvoso. Para isso, a companhia tem intensificado, desde o início do ano, uma série de ações preventivas, afim de garantir o fornecimento de energia de forma mais segura, estável e rápida.

Em números, a empresa já investiu R$ 215 milhões em melhorias na rede de distribuição no Estado. O período se refere apenas aos primeiros três meses de 2025, e a quantia faz parte de um plano ainda maior: foram R$ 900 milhões aplicados ao longo de 2024, e a previsão é investir mais de R$ 4,3 bilhões até 2028.

Na prática, as principais iniciativas consistem no reforço da poda de árvores em áreas urbanas, além da instalação de equipamentos de automação e redes protegidas, que tornam a operação mais eficiente mesmo em condições climáticas adversas.

Planos de Contingência da Neoenergia

Em casos de dias de chuva mais intensa, a Neoenergia também possui planos de contingência que vão desde o reforço das equipes ao uso de rotas alternativas em caso de vias bloqueadas. As ações seguem uma escala de níveis de crise por região, priorizando locais como hospitais e serviços essenciais.

A atuação da empresa também é integrada a órgãos como Defesa Civil e prefeituras municipais, garantindo uma resposta mais coordenada e eficiente em situações críticas.

"A adoção de medidas preventivas contribui para a continuidade do serviço, evitando transtornos para os consumidores e garantindo a confiabilidade da rede elétrica. Em última análise, essas ações refletem o compromisso da Neoenergia Pernambuco com a qualidade e a segurança do fornecimento de energia, promovendo um ambiente mais seguro e resiliente para todos", declarou a companhia em nota.

Tecnologia na linha de frente

Outro fator investido pela Neoenergia é o uso da tecnologia, como é o caso do sistema Self-Healing, capaz de isolar automaticamente falhas e restabelecer a energia em até três minutos na maior parte das áreas afetadas.

Outra medida são os novos religadores automáticos, que evitam a necessidade de envio de equipes em campo em boa parte dos casos.

As decisões são baseadas em monitoramento 24h das condições climáticas, feito diretamente do centro de controle. "Estamos investindo em inteligência de rede e ações estratégicas para minimizar o impacto para a população. Evoluímos bastante e seguimos atuando para melhorar a qualidade do serviço para nossos clientes", destaca Aldo Bezerra Neto, gerente operacional da Neoenergia Pernambuco.

Canais de contato

Em meio a períodos mais chuvosos que se iniciam neste mês de maio e seguem até o fim de julho, a Neoenergia ampliou seus canais para facilitar o contato com os consumidores.

Assim, em caso de interrupção no fornecimento, o cliente pode acionar a empresa pelo aplicativo Neoenergia, pelo WhatsApp (81) 3217.6990, pelo site neoenergia.com/pernambuco ou pelo telefone 116.

Compartilhe