É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Wagner Gomes vai mediar os debates do Especial Empreender - JAILTON JR./JC IMAGEM
Como parte da programação do Especial Empreender, a Rádio Jornal começou a apresentar a partir da quarta-feira (31/08) debates especiais abordando um tema importante e atual: o empreendedorismo. A conversa acontece sempre às 11h, dentro do Debate da Super Manhã.
No primeiro programa, que teve o tema Caminhos para empreender, o comunicador Wagner Gomes conversou com especialistas sobre pontos importantes para quem quer começar no empreendedorismo.
Com participação da Professora e Coordenadora Nacional do Programa de Pós-Graduação do Grupo Ser Educacional em Gestão, Mônica Queiroz; do Empreendedor, Fundador e CEO do Hub Plural, Alfredo Júnior; e do Jornalista, titular da coluna JC Negócios, Fernando Castilho, o bate-papo abordou temas como as ferramentas mais utilizadas pelos empresários atualmente e orientações para ter êxito diante dos desafios do mundo empresarial.
.Os convidados do primeiro debate: Fernando Castilho, Alfredo Júnior, Mônica Queiroz, ao lado de Wagner Gomes - JAILTON JR./JC IMAGEM
Confira o primeiro Debate da Super Manhã Especial Empreender
Novas tendências de consumo
Entender os interesses do consumidor é um dos primeiros passos para oferecer a ele a melhor experiência de compra, o que se reflete também no sucesso da empresa. No debate da terça-feira (06/09), Wagner Gomes conversou com convidados sobre as novas tendências de consumo.
.
Marcio Nunes, Wagner Gomes, Fred Leal e Anna Cristina - Gabriel Ferreira/JC IMAGEM
Marcio Nunes, Coordenador dos Cursos de Gestão da Uninassau Boa Viagem - Gabriel Ferreira/JC IMAGEM
Wagner Gomes - Gabriel Ferreira/JC IMAGEM
Anna Cristina, Professora e Diretora da Uninassau Boa Viagem - Gabriel Ferreira/JC IMAGEM
Fred Leal, Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Recife - Gabriel Ferreira/JC IMAGEM
Participaram, a Professora e Diretora da UNINASSAU Boa Viagem, Anna Cristina, o Coordenador dos Cursos de Gestão da UNINASSAU Boa Viagem, Marcio Nunes, e o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Recife, Fred Leal.
Confira como foi o segundo programa:
Como divulgar meu negócio?
No debate desta quarta-feira (14/09), Wagner Gomes conversou com convidados sobre as melhores estratégias para empresas, produtos e serviços aproveitarem o meio digital, de maneira que possam estimular suas vendas e se relacionar com os clientes.
Participaram a PhD em Comunicação Social, professora de graduação e pós-graduação, coordenadora da agência laboratório de publicidade da UNINASSAU Recife, e sócia da Branding Café Consultoria, Olga Siqueira; o Coordenador nacional dos cursos de Comunicação da Pós-Graduação do Grupo Ser Educacional, Luan Mullër; e a Head de Design, Produtos e Conteúdos do Sebrae/PE, Lívia Moura.
.Os convidados falaram sobre a alma de um negócio - Reprodução/Rádio Jornal
Com oferecimento da UNINASSAU, o último debate da série será realizado no dia 21/09, às 11h, e terá como tema: Estratégias para empreender.