DOM ALEXADRE XIMENES
Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura. O ciúme as suas brasas são brasas de fogo, são veementemente labaredas. Cântico do Cânticos 8:6
É fácil teorizar sobre o amor! É fácil falar de amor ! O difícil É AMAR”!* Amar concretamente! Amar através de gestos e atitudes! Amar nas diversas estações da vida!
Tenho dito que a expressão “EU TE AMO”, está tão desvirtuada que é necessário muito cuidado para acatá-la de imediato. É prudente ver as intenções, o objetivo, as motivações, etc. É o que chamamos de desgaste semântico!
Há uma crise de amor gerada pela má compreensão ou desconhecimento de conceitos básicos, Bíblicos e reais para com o mesmo. Objetivamente, vejamos algo sobre a verdade do amor e do amar.
1. É DAR ALÉM DO ESPERADO- Amar é ir além da expectativa, além do que se espera. Amar é cuidar, zelar, proteger como se protege a mais preciosa jóia. Não permitamos que o egoísmo seja maior que o amor.
O orgulho não pode e não deve superar o amor. Por isso, AMAR É IR ALÉM DO ESPERADO!
2. É NÃO MUDAR, MESMO RECEBENDO AQUÉM DO DESEJADO. Se amar é ir além do esperado, também é verdade que o verdadeiro amor permanece mesmo quando temos aquém do desejado.
É entender que o outro também não é perfeito. Somos todos inacabados e falhos.
Por isso, não faça cobranças naquilo em que suas expectativas são ou foram frustradas. Não mude de atitude, não ame menos, mas, ao contrário, ame mais, pois essa é a grandeza do amor.
O amor não é barganha, é ENTREGA! É doação incondicional!
O Apóstolo Paulo nos ensina: “QUEM AMA, NÃO BUSCA OS SEUS PRÓPRIOS INTERESSES”!
3. AMAR É SER PARA QUEM SE AMA, MELHOR QUE O MAIS SONHADO!
É ser tão excelente, que o que falta fica soterrado pelo que se tem. Amar, é ser para o outro, melhor que o desejo mais entranhado do coração. É ser maior que o anelo mais profundo do coração, do ser! É ser tudo o que mais se sonha!
4. AMAR É SER SOLIDÁRIO E COMPREENSIVO QUANDO SE FAZ NECESSÁRIO- Amar é andar junto durante a vida! E dizer para o outro: “Haja o que houver, estarei junto”!
Há momentos na caminhada da vida em que o peso de uma decisão é muito grande e dramático e, então, o gesto de apoio, carinho, companhia (A palavra companheiro (a) significa: Aquele (a) que come do mesmo pão)! Ombro amigo, serão mais do que necessários.
Amar não é apenas estar ao lado nos momentos fáceis e venturosos, nos momentos de calmaria, mas, sobretudo, nos de tempestades apavorantes.
É estar junto de forma compreensiva e solidária nas horas agônicas e difíceis da vida.
É dizer de coração: “QUERO TE DAR ALÉM DO QUE ESPERAS, MESMO QUE RECEBA AQUÉM DO QUE ESPERO”! Quero, na verdade, SER O MELHOR PARA VOCÊ!
Queridos (as), isto é amar. É assim que Deus nos ama e nos ensina a amar.
Por isto a Bíblia afirma que DEUS É AMOR! Fora disso é melosidade, drama inconsequente, irrealismo, discurso oco e vazio! Vamos amar como ELE NOS AMOU E AMA!
Dom Alexandre Ximenes é bispo da Igreja Episcopal Carismática Catedral da Reconciliação