O Verdadeiro Sentido da Páscoa

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 02/04/2023 às 0:00

ONILDA PORTELLA PEIXOTO


“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. João 1.29.

A Páscoa é uma festa alegre e solene. Ela é celebrada por cristãos e judeus, mas com significados diferentes. Tanto a Páscoa judaica como a cristã, comemoram a libertação. Para os judeus, libertação da escravidão do Egito; para os cristãos, libertação do pecado.
No calendário judaico, a Páscoa é a festa que os judeus realizam para comemorar a saída dos israelitas do cativeiro egípcio. O cristianismo comemora a ressurreição de Jesus, com sentido de salvação alcançada através de Cristo, a libertação da escravidão do pecado. É a passagem para a nova vida. As festas celebradas em Israel não possuíam apenas um sentido histórico, mas também apontavam para o futuro. Na Páscoa judaica, as famílias reuniam-se ao redor de uma mesa para comerem um cordeiro. O cordeiro, que era sacrificado por ocasião da Páscoa, simbolizava o Cordeiro de Deus, que futuramente viria e através do qual o homem seria liberto de seus pecados. Era tipo ou prefiguração da morte de Cristo, através da qual o homem seria liberto.
Ao matarem o cordeiro, os israelitas estavam derramando sangue inocente e o animal sacrificado servia de substituto do primogênito que seria morto naquela casa, mas era preciso que o sangue estivesse nos umbrais das portas. Para ser poupado da morte, uma vida inocente deveria ser sacrificada em seu lugar. Assim, o cordeiro era o centro da ceia pascal.
Para o cristianismo, Cristo é o cordeiro pascal, aquele que foi sacrificado pelos pecados do homem e com Seu sangue comprou a salvação. Hoje, muitas pessoas transformam em motivo folclórico e comercial esta celebração, sem que o seu sentido verdadeiro seja conhecido, que é a alegria da salvação alcançada em Cristo.
Onde está o Cordeiro no lar cristão ? O lar é uma instituição divina, portanto, nada mais justo que o Cordeiro ocupe o centro do mesmo. Em alguns lares o centro é a televisão, a internet, redes sociais, dentre outros. Por isso, muito lares estão ruindo, pois não há lugar para o Cordeiro.
Onde está o Cordeiro na vida do cristão? O primeiro lugar na vida do cristão deve ser ocupado por Cristo, que é o Cordeiro pascal, porque Ele derramou Seu sangue e nos trouxe perdão. Jesus Cristo ofereceu-se em sacrifício, assinalando bem o significado espiritual da Páscoa, ao libertar dos pecados todo aquele que n’Ele crê. É a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte e a consequente libertação do homem das garras do pecado. A Páscoa ilustra a obra de Cristo, a realidade sublime do eterno propósito de Deus.
Hoje, a cristandade comemora a libertação da escravidão do pecado e a passagem para uma nova vida. É a festa mais importante para os cristãos. Mas, é necessário ser lavado com este precioso sangue. É preciso ter o sangue de Jesus Cristo nos umbrais do coração.

Onilda Portella Peixoto bacharel em Teologia professora da Escola Bíblica Dominical

Comentários

Últimas notícias