Evangélicos

Lancemos a ansiedade sobre o Senhor

REV.MARCOS GAUDARD
Cadastrado por
REV.MARCOS GAUDARD
Publicado em 23/08/2020 às 6:00
Leitura:

Na Bíblia encontramos uma recomendação muito importante para os nossos dias: "Lança o teu fardo sobre o Senhor e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abatido" (Salmo 55.22- Versão Revisada). A versão Almeida Século 21 traduz esse mesmo verso da seguinte maneira: "Entrega tuas ansiedades ao SENHOR, e ele te dará sustentação; nunca permitirá que o justo seja abalado". A ansiedade é um fardo que, de acordo o Aurélio é uma "coisa ou conjunto de coisas mais ou menos volumosas ou pesadas, que se destinam a transporte; carga".

O fardo pode ser uma simples preocupação, um problema familiar, um problema pendente, uma dívida que se arrasta por muito tempo. Normalmente, quando encontramos a solução para o problema, sentimos como se tivéssemos tirado um fardo, um peso de cima dos nossos ombros.

Hoje, a ansiedade tem um novo nome: pandemia! Quando essa pandemia passará? Quando teremos uma vacina para imunizar a população? Teremos uma segunda onda de COVID19? A economia brasileira sobreviverá a essa pandemia? São muitas perguntas que geram uma tremenda carga ou fardo de ansiedade. Pior ainda é a ansiedade de quem contraiu o coronavírus e está lutando pela vida num leito de hospital ou em casa. Não temos respostas para todas essas perguntas, mas sabemos que podemos e devemos entregar todas as preocupações a Deus.

A exortação do salmista é para que lancemos nossos fardos sobre o Senhor. Isso significa sentir-se aliviado ainda que o problema não tenha sido resolvido. Esse alívio vem, não porque o problema, o fardo, o peso, deixou de existir, mas porque não somos nós que carregamos. Para lançar os nossos fardos sobre o Senhor, precisamos confiar nele, confiar nas suas palavras, nas suas promessas e na sua fidelidade que é grande. Por isso, o profeta também afirma que "O Senhor é bom para os que esperam nele, para aqueles que o buscam. Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso, em silêncio" (Lamentações 3.25-26).

A palavra de Deus nos conforta em meio às aflições. É por isso que há poder na palavra do Senhor! Carregamos fardos pesados de preocupações quando nos esquecemos das palavras e das promessas do Senhor. Ele prometeu que estaria conosco por onde quer que andássemos; que não nos deixaria sós em momento algum, mesmo em dias de pandemia. O salmista afirmou: "Olha para a minha mão direita e vê; não há quem me conheça; faltou-me refúgio; ninguém se interessa por mim. SENHOR, clamei a ti e disse: Tu és o meu refúgio, a minha herança na terra dos viventes" (Salmo 142.4-5). Ainda que olhemos para a direita e não vejamos ninguém que nos conheça, ninguém que se interesse por nós, ninguém que nos dê refúgio, temos a certeza de que o Senhor é o nosso refúgio e o nosso amparo. Ele é o Deus fiel que tem cuidado de nós e por isso devemos lançar sobre Ele toda a nossa ansiedade.

Nesses dias tão difíceis, renovemos a nossa fé e aceitemos o convite do Senhor para confiarmos a Ele todas as nossas preocupações, certos que Ele tem poder para agir e nos ajudar em todas as circunstâncias da vida.

Marcos Gaudard Corrêa é pastor da Igreja Batista da Capunga

 

Comentários

Últimas notícias