Xangai | Notícia

BYD faz carro que nada, pula buraco e anda de lado pra estacionar

Viajamos até a China para acompanhar as novidades da BYD no famoso Salão Internacional do Automóvel em Xangai e testamos vários carros.

Por JC Publicado em 01/05/2025 às 15:53

Se antes eram motivo de chacota e estavam atrelados a produtos de baixa qualidade, os fabricantes de carros chineses agora estão jogando os automóveis para um nível acima e já são bastante cobiçados em todo mundo. A convite da BYD, a reportagem do canal Carro Arretado viajou até a China pra conhecer e testar essas máquinas que parecem ter saído de um filme do agente secreto 007. A marca BYD comanda essa onda de veículos eletrificados super potentes e recheados de tecnologias pra lá de inovadoras. Tem jipe de luxo que sabe nadar, superesportivo que pula pra não cair em buraco na pista e SUV que pode andar pra o lado e facilitar a baliza na hora de estacionar.

BYD / DIVULGAÇÃO
BYD U9, jipão que pode flutuar - BYD / DIVULGAÇÃO

Pra você entender melhor vamos começar falando U8, o surpreendente jipe grandalhão de luxo que pode flutuar e faz dele uma espécie de lancha ao entrar na água. É produzido pela Yangwang, empresa de especializada em carros de luxo do grupo BYD. Híbrido com quatro motores elétricos e um outro a combustão, pode gerar perto de 1.200 cavalos de potência. Pudemos testar o carro na travessia de um rio. O SUV saiu da pista para encarar a travessia como um veículo convencional. Ao cair na água, bolsas infláveis fazem o carro de 3 toneladas flutuar. Com o motor funcionando normalmente, o motorista guia o carro numa velocidade de até 3 km/h para garantir a locomoção na água, como se fosse um barco a motor. Por uma enorme tela no painel, os ocupantes podem acompanhar o nível de água e até o que se passa ao redor. Estávamos num grupo de quatro pessoas e a viagem foi tranquila. A água do rio cobriu o capô, e chegou perto da janela lateral, mas numa altura que não entrou no veiculo. A gente navegou por mais de 50 metros no rio e carro anfíbio saiu normalmente como se tivesse atravessado um alagamento qualquer. Nem água entrou para molhar os pés. E esse não é o único dispositivo de deixar o mundo de queixo caído. Esse veículo tem outro sistema que permite o carro girar 360 graus sobre o eixo pra escapar das roubadas e situações adversas, como a gente vê nos filmes. O preço do U8 na China é perto dos R$ 900 mil. Não tem previsão de chegar ao Brasil, mas se viesse provavelmente sairia por mais de R$ 1,5 milhão.

BYD/ DIVULGAÇÃO
U9 tem abertura das portas semelhante a modelos da Ferrari e McLaren - BYD/ DIVULGAÇÃO

Um outro veículo não menos inovador que vimos na China foi o superesportivo U9 elétrico de 1.300 cavalos de potência. Além do visual arrebatador, esse modelo faz inveja a muito esportivo italiano. Belo acabamento interno com couro nobre, tela vertical no painel, portas que abrem estilo Lamborghini e dispositivo que permite o giro 360, além da suspensão que faz o carro dançar, jogando o veículo de um lado pra outro pra completar o espetáculo. Mas o sistema pra fechar o show é a tecnologia que permite ao carro saltar pra frente como se fosse um sapo. A função serve para que ele não caia no buraco, por exemplo. Oficialmente esse não tem data para ser comercializado em nosso País. A marca até trouxe um exemplar pra o Brasil, mas somente pra exibição em eventos.

BYD/ DIVULGAÇÃO
Denza 9 GT, esportivo chinês - BYD/ DIVULGAÇÃO

Um terceiro carro bem atrativo e repleto de inovações - e mais em conta que esses dois acima - é o Denza Z9 GT. A marca pertence à BYD e vai desembarcar no Brasil este ano. Terá loja própria e vai ficar posicionado acima da BYD. Pudemos testar o carro que deve vir pra brigar com o Porsche Panamera. Numa das avaliações que fizemos com o carro é o que ele para ao lado da vaga na hora da baliza. Pode travar as rodas dianteiras e jogar as traseiras para o lado e encaixar o carro na vaga sem ter de jogar o carro pra frente e traz infinitas vezes.
De certo mesmo somente este último está com o passaporte carimbado pra o Brasil. Se terá sucesso ainda é cedo pra dizer. Mas que eles impressionam muito mais ninguém duvida.

Compartilhe