Jipão híbrido de respeito é a arma da GWM
Tank 300 chega ao Brasil com forte apelo off-road mas sem abrir mão de tecnologia e motor eficiente. Ele quer peitar modelos tradicionais do mercado

Por Matheus Albino
Depois de um 2024 discreto, sem grandes novidades no Brasil, a GWM promete um 2025 mais agitado e já tem o seu primeiro grande lançamento confirmado. O modelo Tank 300 foi apresentado esta semana, em São Paulo, e chega para ser o carro mais tecnológico da marca por aqui.
Nossa equipe foi convidada pela GWM e testou o Tank em situações bem complexas, como asfalto bastante irregular, atoleiros e trechos alagados.
O Tank é um SUV híbrido plug-in e seu design lembra um Jipão de luxo, como os modelos Wrangler e Mercedes Classe G. Faróis arredonados, bons ângulos de ataque e saída, além do estepe acoplado na tampa do porta-malas reforçam essa característica de Jipe raiz com linhas modernas.
Ele será vendido em versão única com preço de R$ 333 mil.
Na mecânica o Tank 300 traz motor 2.0 turbo a gasolina e outro elétrico de potência não divulgada. No entanto, a GWM informa que a potência combinada do conjunto híbrido é de 394 cavalos. Com essa energia toda ele vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, mesmo pesando mais de 2 toneladas.
O Tank 300 é daqueles híbridos que necessitam de recarga na tomada, mas não demora tanto tempo na tomada quanto os 100% elétricos. Ele pode receber até 50 kw de energia e vai de 30 a 80% em apenas 24 minutos. O conjunto mecânico deste carro tem muitas outras informações que a gente vai contar todas na matéria que gravamos com ele e já está disponível em nosso canal no YouTube.
Podemos dizer que o Tank 300 vai além de um design que lembra Jipes de luxo, ele também é uma espécie de picape em carroceria de utilitário esportivo, afinal, tem tração 4x4 com reduzida, eixo cardã, bloqueio eletrônico de diferencial dianteiro, traseiro e central.
Todos esses sistemas foram utilizados no test-drive e podemos dizer que poucos carros do porte do Tank 300 têm o mesmo apetite que o dele.
No interior o carro faz bonito, a começar pelos bancos dianteiros com ajustes elétricos, sendo o do motorista com uma função a mais que é a do massageador. Painel digital e sistema de mídia de alta resolução e 12 polegadas cada, carregador por indução, câmera 3D, câmera de ré de alta resolução, teto solar e seis airbags são alguns destaques da cabine.
A segurança também recebeu tratamento especial dos engenheiros da GWM, o Tank conta com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, sistema que evita batidas ao sair de uma vaga de estacionamento, alerta de permanência em faixa, entre outros dispositivos de segurança.
A GWM traz um carro bem interessante e cheio de atributos.
O preço de R$ 333 mil pode parecer salgado, mas a chinesa trata como rivais do Tank 300 alguns modelos mais caros que o produto dela, como Toyota SW4, Mitsubishi Pajero Sport, Jeep Commander e Land Rover Discovery. No entanto, pelas características apresentadas, o Tank 300 está mais próximo de uma disputa com o Jeep Wrangler.