Avaliação | Análise

Teste: Fastback híbrido, uma bela surpresa da Fiat

Apesar das críticas ao pequeno sistema elétrico do Fastback ele mostrou bons números e pode ser a porta de entrada para quem vai atrás de um híbrido

Por JC Publicado em 27/03/2025 às 12:45

O Fiat Fastback híbrido leve chegou ao mercado e muitos questionaram a real eficiência do sistema porque ele era mais simples que os de carros já presentes no mercado. Afinal, seria o motor da Fiat seria suficiente para trazer redução significativa no consumo de combustível? Bom, testamos o Fastback hybrid por alguns dias e podemos dizer que ficamos bem impressionados com o que ele apresentou.

Antes de entrar de fato na nossa avaliação é preciso entender que a Fiat quer popularizar essa tecnologia de misturar motor a combustão com outro elétrico. E a porta de entrada para muitos consumidores será por um híbrido de mecânica mais simples e barata se comparada a outros já existentes no mercado.

SILVIO MENEZES / CARRO ARRETADO
Fiat Fastback tem bom espaço interno - SILVIO MENEZES / CARRO ARRETADO

O sistema da Fiat conta com um pequeno sistema elétrico num motor 1.0 turbo de 130 cavalos e transmissão automática. O conjunto híbrido-leve tem uma pequena bateria de 12 volts que auxilia o motor a combustão. Não traciona o motor como nos híbridos mais conhecidos e por isso esse conjunto todo não faz mágica como alcançar média de consumo superior a 20 km/l igual aos chineses da BYD, GWM e Caoa Chery.
A proposta do Fastback híbrido é um pouco menos ousada. Segundo a Fiat, o ganho de consumo representa perto dos 10% em relação ao modelo exclusivamente flex.

Nossa reportagem rodou mais de 200 km apenas em trecho rodoviário e ele alcançou uma boa média de 14 km/l de gasolina.
O motorista não precisa apertar nenhum botão para ativar o sistema híbrido-leve. Ele é acionado automaticamente e você pode acompanhar pelo painel de instrumentos quando ele estiver em ação.

MATHEUS ALBINO / CARRO ARRETADO
Rodamos até o interior de Pernambuco com o Fasbtack híbrido - MATHEUS ALBINO / CARRO ARRETADO

O ambiente interno não traz novidades em relação ao Fastback anterior. Mas não é problema. O carro já segue com um bom pacote de itens. Em sua lista, ar-condicionado digital, partida por botão, freio de estacionamento elétrico, carregador por indução e central multimídia com espelhamento sem fio.

No pacote de segurança, ele oferece quatro airbags, frenagem autônoma, alerta de saída de faixa e o importante farol alto automático para quem roda em vias com pouca iluminação à noite. O sistema facilita muito a vida do motorista, garantindo melhor luminosidade e mais segurança. Encaramos a estrada escura e o dispositivo fez toda diferença.

Uma observação a ser feita é que não existe botão para desativar o sistema start-stop. Portanto, vai levar um tempo até se acostumar com o liga e desliga a cada paradinha no trânsito e isso pode incomodar o motorista.

Apesar desse detalhe, não restam dúvidas que o Fastback híbrido é uma das melhores opções do mercado na categoria de SUVs compactos, principalmente para quem está pensando em migrar para veículos com algum tipo de auxílio elétrico.

MATHEUS ALBINO / CARRO ARRETADO
Fiat Fastback por dentro - MATHEUS ALBINO / CARRO ARRETADO

O preço do modelo que testamos custa R$ 156 mil, mas as lojas atualmente oferecem descontos que fazem o carro sair por menos de R$ 150 mil.

Importante dizer que a configuração está na faixa de preço se muitos concorrentes que não possuem sistema elétrico, o que é uma vantagem. Sem falar que alguns estados dão isenção de IPVA para híbridos como Minas Gerais e Alagoas. Em Pernambuco a isenção deste imposto é apenas para carros 100% elétricos.

Por Matheus Albino

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