Jogos de Inverno: Lucas Pinheiro conquista ouro inédito para o Brasil
O esquiador Lucas Pinheiro Braathen faz história ao conquistar, nesta sábado (14/2), o primeiro ouro do Brasil em Olimpíadas de Inverno
Clique aqui e escute a matéria
Neste sábado (14/02), o esquiador Lucas Pinheiro Braathen alcançou um feito inédito nos Jogos de Inverno de Milão-Cortina, na Itália, ao conquistar a medalha de ouro no slalom gigante. Esta é a primeira vez que um atleta brasileiro sobe ao topo do pódio em uma edição das Olimpíadas de Inverno.
A vitória foi consolidada após Lucas obter o melhor tempo somado em duas baterias da modalidade de esqui alpino. Na primeira descida, ele registrou a marca de 1m13s92, superando inclusive o atual campeão olímpico, o suíço Marco Odermatt. Na segunda etapa, realizada em um percurso ainda mais veloz, o brasileiro manteve o alto desempenho e finalizou a prova em 1m11s08.
Com este resultado, Lucas Pinheiro Braathen supera o recorde anterior do Brasil na competição, que pertencia a Isabel Clark (9ª colocada no snowboard cross em Turim, 2006), tornando-se o maior medalhista da história do país nos Jogos de Inverno.
- Ucraniano é eliminado dos Jogos de Inverno por usar capacete em homenagem a mortos na guerra
- Quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno 2026: confira como está o ranking atualizado
- Lucas Pinheiro é brasileiro ou norueguês? Entenda nacionalidade do representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno
O pódio foi completado pela dupla suíça Marco Odermatt, que finalizou a prova em 2m25s58, e Loic Meillar, fechando em 2m26s17.
Na primeira descida, Lucas foi o único a fazer o tempo abaixo de 1 minuto e 14 segundos, fechando a prova com o tempo de 1m13s92, ficando 0.95 à frente de Marco Odermatt.