Raphinha brilha, Barcelona arrasa Dortmund e encaminha vaga nas semifinais da Liga dos Campeões
O clube catalão encaminhou a classificação para a próxima fase no mesmo dia que o Paris Saint-Germain abriu vantagem sobre o Aston Villa

Raphinha faz sua melhor temporada disparada na carreira. E continua ampliando suas marcas positivas no Barcelona. Nesta quarta-feira, o brasileiro "roubou" um gol de Cubarsí, abrindo o marcador diante do Borussia Dortmund, e ainda deu assistências para Lewandowski (anotou duas vezes no jogo) e Lamine Yamal, deixando o clube espanhol muito próximo das semifinais da Liga dos Campeões com vitória arrasadora por 4 a 0 no estádio Olímpico Lluís Companys.
Artilheiro da principal competição europeia, agora com 12 gols, Raphinha subiu para 28 bolas nas redes na temporada, na qual ainda distribuiu 22 assistências em 45 partidas. Dono de cinco títulos na Liga dos Campeões, mas em jejum desde a edição 2015, o Barcelona deu enorme demonstração de força na busca pela tríplice coroa - lidera o Espanhol com quatro pontos de vantagem sobre o Real Madrid e está na final da Copa do Rei.
No fim de semana, em empate com o Bétis por 1 a 1 também na Catalunha, pelo Espanhol, Raphinha bateu boca com um dos auxiliares da arbitragem e precisou ser contido por Hansi Flick e companheiros, como o goleiro Ter Stegen, ausência por lesão. Após momento de fúria, todos no clube previam que o brasileiro seria decisivo diante do Borussia, como realmente ocorreu nesta quarta-feira.
Depois de dar descanso ao artilheiro Lewandowski nas últimas partidas, Hansi Flick escalou o poderoso trio de ataque com o polonês ao lado do brasileiro Raphinha e do jovem espanhol Lamine Yamal, de 17 anos. No poderio ofensivo estava a aposta do treinador na busca por vantagem cômoda ao jogo de volta, na Alemanha, agendado para a próxima terça-feira.
Melhor ataque da atual edição da Liga dos Campeões, o Barcelona entrou em campo com impressionantes 32 gols anotados em 10 aparições, média de 3,2 por embate. O duelo, um reencontro da primeira fase, veio com os catalães como amplos favoritos - fizeram 3 a 2 no Iduna Signal Park - e com o Borussia prometendo superação.
Outros jogos da Champions League
Também nesta quarta, o Paris Saint-Germain venceu por 3x1 o Aston Villa. Rogers abriu o placar para o clube inglês, mas Doue, Kvaratskhelia e Nuno Mendes viraram o placar a favor do PSG.
Na última terça-feira (8), o Arsenal fez 3x0 sobre o Real Madrid e a Inter de Milão venceu por 2x1 a Inter de Milão nos outros jogos das quartas de final. As partidas de volta estão marcadas para a próxima semana nos dias 15 e 16 de abril (terça e quarta-feira).