Sport x Náutico: mais de 110 anos de história e rivalidade
Até hoje, os dois clubes já decidiram o Estadual 18 vezes. A vantagem é do Sport, que levou a melhor em 12 oportunidades.
Batizado como Clássico dos Clássicos apenas em 1945, pelo extinto Jornal Pequeno, o confronto entre alvirrubros e rubro-negros é o terceiro mais antigo do país. Foi realizado pela primeira vez no dia 25 de julho de 1909, no estádio do British Club, por trás de onde fica o Museu do Estado, na Avenida Rui Barbosa - deu Timbu, 3x1. Apenas Grêmio x Internacional (por uma semana) e Fluminense x Botafogo (de 1905) se enfrentam há mais tempo no Brasil do que o Leão e o Timbu - em clássicos. Para se ter uma ideia, grandes clubes do país sequer existiam, caso de Corinthians, Santos, Palmeiras, São Paulo e Cruzeiro. O Santa Cruz, de 1914, também não havia sido fundado.
> Náutico e Sport em mais um duelo decisivo e histórico pelo título do Pernambucano>
> Mesmo desejo e sabor diferente: Thiago Neves e Wagner buscam título estadual por Sport e Náutico
> Náutico x Sport: hora de coroar trabalho com o título do Campeonato Pernambucano
> Veja onde assistir ao vivo Náutico x Sport pela decisão do Campeonato Pernambucano
O JC fez um especial quando Clássico dos Clássicos fez 100 anos, em 1909. Muita coisa aconteceu com Sport e Náutico nesses mais de 110 anos. Entretanto, as finais de Campeonato Pernambucano são um capítulo à parte. Ápice da rivalidade entre os dois clubes. Neste domingo (23), um dos lados vai comemorar mais um título e levar mais um troféu para a sua galeria de conquistas. Até hoje, os dois clubes já decidiram o Estadual 18 vezes. A vantagem é do Sport, que levou a melhor em 12 oportunidades. O Timbu ganhou o troféu em seis ocasiões, sendo a última em 1968, com gol do atacante Ramos, que sacramentou o até hoje inédito hexacampeonato.
A primeira decisão foi em 1951, com o alvirrubro vencendo por 1x0, nos Aflitos, gol de Fernandinho - veja todas as decisões no quadro ao lado. O Leão venceu o rival pela primeira vez em 1955, quando fez 3x2 na decisão, nos Aflitos, com dois gols de Traçaia e um de Naninho. Nos anos de 1960, na sequência do hexa, o Náutico derrotou o Sport na final quatro vezes: 1963/1965/1966 e 1968. Até aí, o ranking de finais estava 6 a 2 para os alvirrubros.
No entanto, o cenário mudou a partir de 1975, ano que o Leão foi campeão em cima do Timbu ao vencer por 1x0 nos Aflitos, gol de Assis Paraíba. De lá para cá, os rubro-negros levaram a melhor em todas as nove finais. O último encontro entre as duas camisas na decisão do certame local foi em 2019. No jogo final, na Ilha do Retiro, o Náutico venceu por 2x1, forçando os pênaltis. O Leão venceu por 4x2.