Milho 20% mais caro e mais pernambucano abre o São João do Ceasa nesta quinta
Preço médio da mão subiu de R$ 50 para R$ 60 ante maio de 2025, e produção local respondeu por 91% da oferta no entreposto no mês passado
Clique aqui e escute a matéria
O Ceasa Pernambuco registrou alta de 20% no preço do milho verde em relação ao mesmo período do ano passado. O preço médio da mão do produto, com 50 espigas, foi de R$ 60 em maio de 2026, ante R$ 50 em maio de 2025. No dia 1º de junho, as cotações variaram entre R$ 50 e R$ 70. O entreposto abre oficialmente a temporada junina nesta quinta-feira (5), com festa a partir das 6h no Pátio do Milho, e entra em plantão contínuo de 24 horas a partir do dia 15, até o São João.
Ao mesmo tempo, a participação do milho produzido em Pernambuco no abastecimento do Ceasa saltou de 82%, em maio de 2025, para 91% no mesmo mês deste ano. Os principais municípios fornecedores incluem Passira, Ibimirim, Gravatá, Bonito, Amaraji, Caruaru, Belo Jardim, Bezerros, Barra de Guabiraba, Chã Grande e Vitória de Santo Antão. Paraíba e Rio Grande do Norte também contribuem com parte da oferta. A abertura desta quinta terá café da manhã típico, forró, quadrilha e bacamarteiros a partir das 6h no Pátio do Milho.
Plantão 24 horas
A partir da meia-noite do dia 15, o Ceasa entra no chamado plantão do milho, com funcionamento ininterrupto até o dia 24 de junho. O período coincide com a reta final das festas juninas e é historicamente o de maior volume de comercialização.
A operação foi reforçada para dar conta do aumento de fluxo. O Pátio do Milho passou por manutenção, recebeu nova iluminação, pintura e demarcação dos espaços dos comerciantes. Uma ampliação na parte traseira do pátio está em andamento, com área isolada para não interferir no funcionamento diário.
Acesso e pagamento
No esquema de circulação, o entreposto operará com seis entradas e cinco saídas. A portaria P4, que dá acesso pelo posto de gasolina da Petrocal, ficará aberta 24 horas entre os dias 4 e 5 de junho e voltará a funcionar no mesmo regime entre 18 e 24 de junho. Haverá cabine de pagamento de estacionamento dentro do Pátio do Milho, equipe com maquinetas para antecipar o recebimento ainda na fila e um totem fixo próximo à área do milho.
A segurança interna será dobrada até o dia 24. O número de agentes de trânsito também será ampliado, e a PRF estará de prontidão durante o período.