Economia | Notícia

China condena tarifa de 50% dos EUA sobre produtos do Brasil

Em meio a tensões comerciais, governo chinês diz que medidas unilaterais não beneficiam ninguém e destaca parceria com o Brasil e os Brics

Por Estadão Conteúdo Publicado em 28/07/2025 às 13:09

Clique aqui e escute a matéria

A China criticou nesta segunda-feira (28) a decisão dos Estados Unidos de impor a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.

Em coletiva de imprensa, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Guo Jiakun, afirmou que “não há vencedores em guerras comerciais” e que ações unilaterais não favorecem nenhum dos lados.

Segundo Guo, a posição da China sobre o tema já foi deixada clara. Ele reforçou que o país está comprometido em ampliar a cooperação com o Brasil e com seus parceiros regionais.

“A China está disposta a trabalhar com o Brasil, os países da América Latina e do Caribe, bem como os demais membros dos Brics, para defender conjuntamente o sistema multilateral de comércio, com a Organização Mundial do Comércio (OMC) no centro, e salvaguardar a justiça e a equidade internacionais”, declarou.

Brasil e China devem aprofundar cooperação em setores estratégicos

Guo também foi questionado sobre a possibilidade de abertura de mercado para produtos brasileiros, como aviões.

Em resposta, destacou o interesse chinês em ampliar a cooperação prática com o Brasil em áreas estratégicas.

“A China valoriza a cooperação prática com o Brasil em setores como o aeroespacial e está disposta a promovê-la com base em princípios de mercado, contribuindo assim para o desenvolvimento de ambos os países”, afirmou.

As declarações ocorrem em um contexto de tensão crescente no comércio internacional, marcado por medidas protecionistas e disputas tarifárias. 

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Leia também

Nenhuma notícia disponível no momento.

Compartilhe

Tags