China condena tarifa de 50% dos EUA sobre produtos do Brasil
Em meio a tensões comerciais, governo chinês diz que medidas unilaterais não beneficiam ninguém e destaca parceria com o Brasil e os Brics
X
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Clique aqui e escute a matéria
A China criticou nesta segunda-feira (28) a decisão dos Estados Unidos de impor a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.
Em coletiva de imprensa, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Guo Jiakun, afirmou que “não há vencedores em guerras comerciais” e que ações unilaterais não favorecem nenhum dos lados.
Segundo Guo, a posição da China sobre o tema já foi deixada clara. Ele reforçou que o país está comprometido em ampliar a cooperação com o Brasil e com seus parceiros regionais.
“A China está disposta a trabalhar com o Brasil, os países da América Latina e do Caribe, bem como os demais membros dos Brics, para defender conjuntamente o sistema multilateral de comércio, com a Organização Mundial do Comércio (OMC) no centro, e salvaguardar a justiça e a equidade internacionais”, declarou.
Brasil e China devem aprofundar cooperação em setores estratégicos
Guo também foi questionado sobre a possibilidade de abertura de mercado para produtos brasileiros, como aviões.
Em resposta, destacou o interesse chinês em ampliar a cooperação prática com o Brasil em áreas estratégicas.
“A China valoriza a cooperação prática com o Brasil em setores como o aeroespacial e está disposta a promovê-la com base em princípios de mercado, contribuindo assim para o desenvolvimento de ambos os países”, afirmou.
As declarações ocorrem em um contexto de tensão crescente no comércio internacional, marcado por medidas protecionistas e disputas tarifárias.
Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />