Economia | Notícia

Restituição do Imposto de Renda: Consulta do terceiro lote é liberada nesta quinta-feira (24); veja como fazer

Lote será o maior da história em número de contribuintes e o segundo maior em valor; contempla também restituições residuais de anos anteriores

Por Agência Brasil Publicado em 24/07/2025 às 8:42

Clique aqui e escute a matéria

A Receita Federal libera, a partir das 10h desta quinta-feira (24), a consulta ao terceiro lote da restituição do Imposto de Renda. Mais de 7,2 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano vão acertar as contas com o Leão, caracterizando o lote como o maior da história em número de contribuintes.

Distribuição das restituições do terceiro lote

O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores, totalizando um montante de R$ 10 bilhões, distribuídos para 7.219.048 de pessoas. Os contribuintes com prioridade no reembolso receberão a maior parte do valor, de acordo com o Fisco.

  • 6.316.894 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
  • 755.978 contribuintes sem prioridade;
  • 83.575 contribuintes de 60 a 79 anos;
  • 35.315 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 15.988 contribuintes acima de 80 anos;
  • 11.298 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.

Embora não tenham prioridade por lei, os contribuintes que usaram os procedimentos pré-preenchida e Pix em conjunto, passaram a ser prioritários no recebimento da restituição em 2025.

Como consultar a restituição do terceiro lote do Imposto de Renda

A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar no botão "Iniciar", ao lado de "Consultar Meu Imposto de Renda". O sistema pedirá que o usuário insira seu CPF e senha de acesso ao gov.br. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones.

Quando a restituição cai na conta?

Os contribuintes receberão o pagamento em 31 de julho, na conta ou por meio da chave Pix – do tipo CPF – informada no ato da declaração. Caso o contribuinte não estiver na lista, deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração do Imposto de Renda. Se notar que há alguma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.

Se a restituição não for depositada na conta informada na declaração, por motivos diversos (como conta desativada, por exemplo), os valores ainda ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse cenário, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou telefonando para a Central de Relacionamento do banco. O telefone das capitais é 4004-0001, e o de demais localidades é 0800-729-0001. O número 0800-729-0088 está disponível para atendimento especial à pessoas com deficiência auditiva.

Em caso do contribuinte não resgatar o valor de sua restituição em até um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar a opção “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe

Tags