Agricultura: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos
Cerca de 17 mil aves morreram ou foram sacrificadas em uma granja comercial em Montenegro (RS) e 30 milhões de ovos férteis foram rastreados

As exportações de produtos avícolas de todo o território brasileiro estão suspensas para 17 destinos, informou o secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Marcel Moreira, em coletiva de imprensa realizada na noite desta segunda-feira (19). Está suspensa temporariamente a exportação de produtos avícolas brasileiros para China, União Europeia, Rússia, Peru, Canadá, África do Sul, Chile, Argentina, Uruguai, México, Coreia do Sul, República Dominicana, Bolívia, Marrocos, Paquistão, Malásia e Sri Lanka, conforme levantamento do Ministério da Agricultura.
As suspensões ocorrem após a confirmação de um caso de gripe aviária em granja comercial no Rio Grande do Sul na última sexta-feira, 16. A lista inclui os países que suspenderam as importações de produtos avícolas do Brasil e para os quais o Brasil interrompeu a certificação das exportações conforme prevê o acordo sanitário estabelecido com cada país.
O secretário informou que o Brasil parou de certificar exportações de todo o território brasileiro para China, União Europeia, África do Sul, Rússia, Peru, República Dominicana, Bolívia, Marrocos, Paquistão e Sri Lanka, conforme preveem os protocolos sanitários acordados entre o Brasil e estes países. Já México, Coreia do Sul, Chile, Canadá, Argentina, Uruguai e Malásia comunicaram a suspensão das importações de produtos avícolas de todo o País, segundo Moreira.
RESTRIÇÕES AO RIO GRANDE DO SUL
Há ainda mercados para os quais estão restritas as exportações de produtos avícolas do Rio Grande do Sul. É o caso do Reino Unido, Cuba e Bahrein. O Japão, por sua vez, suspendeu as compras de carne de frango e derivados de Montenegro (RS), onde o foco da doença foi detectado. Já Cingapura, Filipinas, Timor Leste, Mianmar, Paraguai e Vanuatu comunicaram a suspensão de compras de frango do raio de 10 km do foco de gripe aviária de alta patogenicidade.
Os Estados Unidos, principal mercado de ovos do Brasil, não deixarão de importar ovos do País, apenas material genético do Rio Grande do Sul, afirmou Moreira. "Há restrições em menor grau ou maior grau para todos os 165 países que exportamos produtos avícolas. Até amanhã finalizaremos a lista de restrições de mercados em virtude da gripe aviária", afirmou Moreira.
Como o Broadcast Agro mostrou mais cedo, o governo brasileiro já está negociando com países importadores de produtos avícolas a flexibilização das suspensões das compras de carne de frango e derivados do Brasil. As negociações já estão em andamento a fim de minimizar os impactos do primeiro foco de gripe aviária em plantel comercial no País sobre a balança comercial do agronegócio brasileiro. "Buscamos que a África do Sul reconheça a regionalização da restrição sobre frango brasileiro", disse Moreira.
Na manhã desta segunda-feira autoridades do governo brasileiro dialogaram com autoridades da África do Sul e de Cuba para discutir a regionalização. O Brasil pleiteia a redução das restrições da África do Sul para produtos provenientes do Rio Grande do Sul e para Cuba de um raio de 10 km do foco onde a doença foi detectada.
PREÇOS
O ministro da Agricultura e Pecuária avaliou que não haverá "impacto relevante" da gripe aviária nos preços da carne de frango e ovos, considerando a queda na suspensão temporária da exportação para diversos países. "Pode haver excesso de oferta em 10 a 15 dias de carne de frango, mas vemos estabilidade", declarou.
A expectativa é de que nesta terça-feira seja concluída a desinfecção da granja em Montenegro (RS), único caso confirmado em granja comercial no País. Os colaboradores da granja estão isolados e sendo monitorados. Ele reforçou que o Brasil pode declarar o fim da emergência zoossanitária da gripe aviária após 28 dias, se não houver notificação de outro caso.
Ele falou que no caso da Doença de Newcastle (DNC), enfermidade contagiosa que acomete aves silvestres e comerciais, os preços de carne de frango e ovos não caíram muito. O caso ocorreu na Inglaterra.
"Mantemos confiança de segurar IAAP dentro do raio do foco onde foi detectado", mencionou o ministro. "Deve haver estabilidade em preços de carne de frango e ovos, porque 70% já ficam no mercado doméstico", frisou.
Metade das 538 propriedades no foco de gripe aviária em Montenegro foi visitada, diz pasta
O secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, disse hoje que há 538 propriedades no raio de 10 km do foco de onde se declarou a emergência de gripe aviária, em Montenegro (RS). Metade dessas propriedades foi visitada, segundo ele.
Cerca de 17 mil aves morreram ou foram sacrificadas em uma granja comercial em Montenegro (RS) e 30 milhões de ovos férteis da granja comercial já foram rastreados. Ainda pelo balanço apresentado, 70 mil aves de granja comercial foram descartadas. Os ovos férteis de granja com foco estão sendo destruídos no Paraná e em Minas Gerais.
O Ministério reforçou a segurança do sistema de proteção brasileiro. Foram feitas mais de 2.500 investigações de suspeitas do caso desde maio de 2023.
"Após 28 dias de conclusão do foco, Brasil comunica à OMSA [Organização Mundial da Saúde Animal] que caso de IAAP foi encerrado", declarou Carlos Goulart. Ele também disse que a reabertura de mercados não está vinculada ao reconhecimento do status livre de gripe aviária.