Como receber de volta o dinheiro do INSS? Veja passo a passo
Instituto Nacional do Seguro Social diz que cerca de 9 milhões de segurados devem ser notificados; informações estarão disponíveis no app 'Meu INSS'

Aposentados e pensionistas do INSS começarão a receber uma comunicação oficial sobre os descontos aplicados em seus benefícios a partir desta terça-feira (13).
De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social, cerca de 9 milhões de segurados devem ser notificados.
As informações estarão disponíveis na plataforma Meu INSS, onde os beneficiários poderão verificar quais descontos foram realizados e a quais associações estão vinculados.
Além do aplicativo Meu INSS, a consulta também poderá ser feita por meio da central de atendimento 135.
Caso identifiquem cobranças indevidas ou não autorizadas, os segurados devem selecionar a opção de "não reconheço esse desconto" no aplicativo. Para saber como baixar o aplicativo, clique aqui.
De acordo com o governo, não há prazo limite para registrar essa contestação. A Justiça bloqueou R$ 2,56 bilhões de 12 entidades suspeitas.
O processo de ressarcimento, em caso de descontos associativos não reconhecidos, terá prazo de até 30 dias úteis a partir do dia 14 de maio, data em que os aposentados e pensionistas poderão informar se autorizam ou não as cobranças.
Serão considerados para possível devolução os descontos realizados entre 20 de março de 2020 e maio de 2025, ou seja, os últimos cinco anos.
Como receber de volta o dinheiro do INSS?
- Acesse o aplicativo Meu INSS e faça o login com seus dados
- Na tela inicial, clique no ícone de sino, localizado no canto superior direito, que abrirá a aba de notificações
- Caso não haja descontos indevidos, aparecerá uma notificação com um ícone indicando nova mensagem: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício!”
E se eu não recebi essa mensagem?
Segundo o INSS, a ausência da mensagem pode indicar que, entre março de 2020 e março de 2025, houve algum desconto em seu benefício relacionado a entidades associativas.
Diante disso, os beneficiários que tiverem descontos registrados entre essas datas receberão, a partir desta terça-feira (13), uma notificação exclusiva no aplicativo Meu INSS.
A mensagem solicitará que o segurado confirme se autorizou os descontos ou se foi vítima de alguma fraude.
Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />