Entregadores: iFood anuncia mudança na taxa mínima com volta da 99 Food ao mercado
Medidas da foodtech incluem reajuste de até 15,4% para motos e carros, padronização de rotas de bicicletas para até 4km, além da ampliação do seguro

Em meio à volta da concorrente 99Food ao mercado, o iFood anunciou um novo pacote de contrapartidas oferecido pela plataforma. As novidades incluem o aumento da taxa mínima por rota para todos os modais, ampliação do seguro pessoal para os casos mais graves e padronização das rotas para entregas de bicicleta, medidas que visam tornar a experiência dos profissionais de delivery mais justa, transparente e eficiente.
"Estamos sempre ouvindo nossos entregadores e buscando entender suas necessidades para oferecer soluções reais que impactem positivamente seu trabalho. Este novo pacote é resultado direto desse diálogo, com o objetivo de aumentar seus ganhos e garantir que sua experiência na plataforma seja cada vez melhor”, explica Johnny Borges, Diretor de Impacto Social do iFood.
Reajuste
Entre as principais mudanças, está o reajuste na taxa mínima paga a cada pedido entregue. Levando em consideração fatores como custos de manutenção e combustível, o iFood implementou valores diferenciados por modal, respeitando as particularidades e necessidades de cada um. Para entregadores de bicicleta, o aumento é de 7,7%, passando de R$6,50 para R$7,00. Já para entregadores de carro e moto, o aumento foi de 15,4%, com a taxa subindo de R$6,50 para R$7,50. Reajustes superiores à inflação acumulada em 2024, que foi de 4,8%, segundo o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Os novos valores passam a valer a partir de 1 de junho.
Desde 2021, quando a taxa mínima por rota era de R$5,31, os reajustes acumulados também superam a inflação do período, segundo o iFood. Com o novo aumento previsto para 2025, entregadores de moto, por exemplo, terão um reajuste total de 41,2%, valor 1,4 vez acima da inflação medida pelo INPC (29,3% entre jan/21 e mar/25). No caso das bicicletas, o crescimento acumulado será de 31,8%, superando a inflação em 2,5 pontos percentuais.
Além da taxa mínima, os entregadores recebem valores adicionais por cada entrega extra realizada na mesma rota ou por quilômetro rodado.
Padronização de até 4 km para rotas de bicicletas
O iFood iniciou, em janeiro deste ano, a padronização das distâncias para os que utilizam bicicleta. Os trajetos passaram a ter, em média, até quatro quilômetros. Em casos pontuais, as distâncias podem ser maiores, devido a particularidades regionais.
A iniciativa tem como foco melhorar a experiência desses entregadores, promovendo mais conforto durante as entregas e garantindo uma divisão mais equilibrada das rotas entre os diferentes modais, sem impactar negativamente os ganhos dos profissionais.
Ampliação do seguro pessoal em casos mais graves
O iFood também ampliou a cobertura do seguro pessoal oferecido gratuitamente a todos aqueles ativos na plataforma, sem necessidade de inscrição ou pagamento adicional. Disponível desde 2019, a assistência passa a ser ainda mais completa.
A cobertura diária da Incapacidade Temporária (DIT) foi ampliada, passando de 7 para 30 dias. Além disso, o valor de indenização para casos de morte ou invalidez total foi elevado para R$120 mil.
O plano contempla, ainda, reembolso ou cobertura total de despesas médicas e hospitalares em rede credenciada, além de auxílio funeral, apoio emocional e financeiro para as famílias e ajuda com a educação dos filhos até os 18 anos, em situações de falecimento do entregador.
As mulheres contam com coberturas adicionais, incluindo auxílio em casos de diagnóstico de câncer de mama ou útero, auxílio à gestação, licença para cuidados com filhos com problemas de saúde e um valor anual voltado ao bem-estar e autocuidado.
O processo para ativar o seguro é simples e pode ser feito pelo entregador ou familiares via aplicativo, site ou pelo telefone 0800 725 2144. Todos os detalhes estão disponíveis no site.
“Essas iniciativas refletem o nosso compromisso contínuo com a valorização dos entregadores. Acreditamos que, ao proporcionar mais ganhos e transparência, mantendo o equilíbrio do nosso ecossistema, estamos criando um ambiente mais justo e próspero para todos”, diz Diego Barreto, CEO do iFood.
Volta do 99Food sem taxas
A 99Food, que retornou ao mercado de entregas, abriu nesta terça-feira (29) o cadastro para restaurantes na cidade do Recife e no restante do País. A plataforma de entrega de comida da 99 amplia a concorrência com a promessa de reestreia sem pagamento de comissão e mensalidade, "custos que excluíam muitos estabelecimentos desse sistema", segundo a empresa. Os comerciantes terão acesso imediato aos mais de 55 milhões de usuários da 99.
"Pela primeira vez no Brasil, restaurantes poderão operar em uma grande plataforma de entrega sem pagar nenhuma taxa ou comissão mensal, acessando oportunidades de lucro e crescimento — e não por meio de uma promoção pontual. Todos os restaurantes do Brasil poderão aproveitar esse modelo por 24 meses a partir do momento em que se cadastrarem, o que reforça o compromisso de longo prazo da 99Food com o setor de manter sempre o melhor negócio para quem realmente faz acontecer", informa.
Ao eliminar custos embutidos e estruturas de comissão abusivas, a 99Food coloca nas mãos dos donos de restaurantes a chance de lucrar mais por pedido, ao mesmo tempo, oferecendo preços mais justos para os clientes.
“Restaurantes não precisam mais ceder um terço do que ganham só para cobrir custos”, diz Bruno Rossini, diretor sênior da 99. “Isso é uma revolução. Estamos devolvendo o controle do mercado para quem cozinha e quem entrega. Em um pedido médio, os restaurantes podem ganhar cerca de 20% a mais do que hoje — um salto real que transforma o delivery em fonte de lucro, e ainda garante aos consumidores as opções mais acessíveis de comida do mercado", reforça.
Qualquer restaurante do Brasil pode se cadastrar na 99Food e escolher entre dois modelos simples:
Full Service: a 99Food cuida de todo o processo, com taxa de entrega fixa conforme a distância;
Marketplace: o restaurante recebe pedidos via 99Food, mas faz a entrega por conta própria, mantendo total autonomia.
“Essa proposta não é uma promoção. É um novo padrão. E mostra nosso compromisso de sempre oferecer o melhor negócio para os restaurantes brasileiros”, afirma Rossini. “Queremos crescer juntos: restaurantes, entregadores e clientes, todos ganhando com um modelo mais justo e inteligente. Nossa ambição é transformar o delivery e moldar um novo futuro para o setor de alimentação no país”.
Com investimento de mais de R$1 bilhão somente em 2025, e presença no celular de 1 em cada 4 brasileiros, a 99 é a empresa melhor posicionada para desafiar o mercado e seus principais players — unindo mobilidade, meios de pagamentos e agora entrega de comida em um ecossistema de conveniência completo.
O cadastro para restaurantes já está aberto em todo o Brasil em: merchant.99app.com. Os estabelecimentos receberão um aviso com 30 dias de antecedência ao início da operação em sua região. O lançamento para os consumidores está previsto para meados de 2025.
Simulação comparativa
Práticas do mercado: Em um pedido de 100 reais, 26,20 reais são pagos com 12% comissão + 11% taxa delivery + 3,2% transação de pagamento.
Com outras plataformas, em um pedido de 100 reais o comerciante fica com R$73,80
Na 99Food: Como o comerciante não pagará comissão nem taxa, o custo no caso de um pedido de 100 reais é de 7,70 reais, sendo 4,5% taxa delivery + 3,2% transação de pagamento.
Com a 99Food, em um pedido de 100 reais o comerciante fica com R$92,30, garante a empresa.