IBGE | Notícia

Setor de serviços cresce 2,9% em Pernambuco no mês de fevereiro

Três das cinco atividades investigadas contribuíram para essa alta, com destaque para Serviços Profissionais, Administrativos e Complementares (8,3%)

Por JC Publicado em 10/04/2025 às 14:36

O volume de serviços no estado de Pernambuco registrou um crescimento de 2,9% em fevereiro de 2025 em relação ao mês imediatamente anterior, considerando a série com ajuste sazonal, quando recuou 4,8%. Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, o setor de serviços de Pernambuco cresceu 3,4%, marcando um resultado positivo.

Três das cinco atividades investigadas contribuíram para essa alta. Os principais impactos positivos vieram dos setores de Informação e Comunicação (2,2%), Transportes, Serviços Auxiliares aos Transportes e Correio [5,5%], Serviços Profissionais, Administrativos e Complementares (8,3%). As influências negativas foram registradas em Serviços Prestados às Famílias: (-8,1%) Outros Serviços (-0,3%). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (10) pelo IBGE.

VARIAÇÃO ACUMULADA

Considerando a variação acumulada dos últimos 12 meses, Pernambuco apresentou um crescimento de 4,2%, impulsionado principalmente pelos Serviços de Informação e Comunicação (7,3%), Serviços Profissionais, Administrativos e Complementares (4,7%), e Transportes, Serviços Auxiliares aos Transportes e Correio (4,3%).

Em termos de receita nominal, todas as atividades específicas estudadas pelo IBGE apresentaram crescimento em relação ao mesmo mês do ano anterior, exceto "Serviços prestados às famílias", que registrou uma queda de 1,5%. No total, a receita nominal do setor de serviços em Pernambuco
cresceu 8% com relação a fevereiro de 2024.

RESULTADO NACIONAL

A nível nacional, o volume de serviços no Brasil cresceu 0,8% frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. Com isso, o setor se encontra 16,2% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 1,0% abaixo do ponto mais alto da série histórica (outubro de 2024).

Compartilhe