PREVIDÊNCIA | Notícia

Governo publica decreto de Lula que antecipa 13º dos segurados do INSS

O anúncio da medida foi feito na quinta-feira (3) pelo presidente Lula durante cerimônia de prestação de contas de ações realizadas pelo governo

Por Estadão Conteúdo Publicado em 04/04/2025 às 17:29

O Diário Oficial da União (DOU) trouxe, nesta sexta-feira (4), decreto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que antecipa o abono anual devido aos segurados e aos dependentes da Previdência Social no ano de 2025. Trata-se do 13º dos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que, pelo ato, será pago em duas parcelas, uma agora em abril e outra em maio.

"A primeira parcela corresponderá a 50% (cinquenta por cento) sobre o valor do benefício devido na competência de abril e será paga juntamente com os benefícios dessa competência; e a segunda parcela corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga juntamente com os benefícios da competência de maio", estabelece o decreto.

ANÚNCIO DA MEDIDA

O anúncio da medida foi feito na quinta-feira (3) pelo presidente Lula durante cerimônia de prestação de contas de ações realizadas pelo governo nos seus primeiros dois anos de gestão.

O governo calcula que a antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai beneficiar a economia em R$ 73,3 bilhões. Os cerca de 34,2 milhões de beneficiários vão receber a primeira parcela no final deste mês, entre 24 de abril a 8 de maio. Já em maio, virá a segunda metade, dos dias 26 a 6 de junho.