Dez anos após início da operação, Petrobras amplia capacidade e conclui obra do Trem 1 da Refinaria Abreu e Lima
Refinaria mais moderna do País terá, enfim, sua capacidade ampliada, restando ainda a conclusão das obras do Trem 2, prometidas para 2029

Com operações inciadas no dia seis de dezembro de 2014, a Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Ipojuca, no Grande Recife, considerada a mais moderna do País e simbolo de corrupção na Operação Lava Jato, concluiu nesta quinta-feira (27), uma década depois, as obras do seu primeiro conjunto de unidades de refino (Trem 1). O processo de revisão e ampliação, chamado de REVAMP, foi anunciado pela Petrobras após investimento de R$ 93 milhões e expandirá a capacidade de processamento da unidade de 115 mil para 130 mil barris de petróleo por dia.
Com a retomada dos investimentos na refinaria, que já correu o risco de passar para a iniciativa privada, a Rnest tem dado continuidade a obras que deveriam ter sido concluídas 10 anos atrás. Em dezembro de 2024, foi dado o primeiro passo com a unidade Snox, primeira do tipo no refino brasileiro, responsável por reduzir emissões de óxido de enxofre (SOx) e óxido de nitrogênio (NOx) e por produzir ácido sulfúrico, um novo produto comercializado pela refinaria, que, além de rentável, contribui com a preservação do meio ambiente, inclusive sendo usado como insumo para tratamento e geração de água potável.
Projetada para funcionar com dois trens (dois conjuntos de unidades de refino), cada um com capacidade para processar 130 mil barris de petróleo por dia, a Rnest foi entregue em 2014 apenas com o Trem 1, que ainda tinha inconclusa a unidade de abatimento de gases atmosféricos (Snox). O Trem 1, até então, só tinha liberação da CPRH, companhia ambiental estadual, para processar 115 mil barris de petróleo por dia.
“O investimento na mais moderna refinaria do País faz parte do atual Plano de Negócios da Petrobras, que prevê, até 2029, US$ 19,6 bilhões em investimentos no segmento de Refino, Transporte, Comercialização, Petroquímica e Fertilizantes (RTC). Isto representa um aumento de 17% em relação ao plano anterior. A Rnest tem grande relevância estratégica para o Brasil, é o principal hub da Petrobras nas regiões Norte e Nordeste, com fácil acesso por cabotagem aos mercados consumidores. Agora vamos concluir o Trem 2 e dobrar a capacidade de processamento da refinaria. É mais investimento, com alto retorno para a sociedade”, explicou a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
Mesmo com a conclusão do Trem 1, a capacidade total de produção da Rnest ainda está pela metade. A refinaria, já considerada a mais cara do mundo (para seu porte), com orçamento de US$ 18,8 bilhões, ainda espera o início das obras do Trem 2, que promete 30 mil novos empregos, e está atualmente em fase de contratação.
"A implantação do Trem 2 da Rnest vai expandir a capacidade de refino nacional e viabilizar o aumento da produção de derivados como gasolina, GLP, nafta, mas principalmente diesel de baixo teor de enxofre (diesel S10), em atendimento às demandas do mercado, e reduzir a demanda por importação. Até 2029, toda a produção de diesel S500 será substituída pela de diesel S10, com menor teor de enxofre e a Rnest é um elemento importante nessa cadeia”, explicou a diretora executiva de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Renata Baruzzi. A estimativa inicial é de um investimento de R$ 8 bilhões.
SÍMBOLO DA CORRUPÇÃO
A Refinaria Abreu e Lima estava no centro do Petrolão, um esquema bilionário de corrupção na Petrobras, que aconteceu durante os governos Lula e Dilma, envolvendo a cobrança de propina das empreiteiras, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e superfaturamento de obras contratadas para abastecer os cofres de partidos, funcionários da estatal e políticos. Esse esquema foi alvo de investigações pela Polícia Federal por meio da operação Lava Jato.
Saiba como acessar o JC Premium
O investimento inicial na Rnest estava projetado em US$ 2,4 bilhões, mas a obra terminou com orçamento de US$ 20,1 bilhões, mesmo sendo entregue pela metade. Com esse valor, a Abreu e Lima foi considerada a refinaria mais cara do mundo para a sua capacidade de refino.
Na retomada das obras da refinaria, o Tribunal de Contas da União (TCU), voltou a alertar sobre as propostas que foram "significativamente maiores que o orçamento de referência da Petrobras, inviabilizando, segundo o TCU, a contratação e colocando em risco a viabilidade econômica do projeto", indicando que as obras poderiam ficar mais caras do que o projetado.
Em nota à imprensa, a Petrobras reiterou que a licitação para a retomada da construção do Trem 2 da Rnest foi encerrada em função da não convergência das propostas ao orçamento. Novos editais foram publicados pela estatal no mês de dezembro de 2024.
RNEST EM PERNAMBUCO
A Rnest tem uma forte ligação com Suape, representando em torno de 70% da movimentação do porto. A maior parte (54%) do petróleo recebido pela Rnest vem do pré-sal. Para receber o petróleo e escoar os derivados foram construídas 12 linhas de dutos, com 11 quilômetros de extensão, que interligam a refinaria ao Porto de Suape, que abriga 18 distribuidoras.
O diesel responde por 65% da produção da Rnest. Os demais derivados produzidos são nafta/gasolina (15%), óleo combustível exportação (10%), coque (8%) e o gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido também como gás de cozinha (2%).